O projeto Sala de Espera do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém promoveu, nesta terça-feira, 8, uma programação especial voltada às mulheres seguradas da entidade previdenciária.
Foi uma manhã com muita informação e orientações sobre direitos das mulheres e discussões sobre o tema violência contra a mulher, com distribuição de brindes e um café da manhã. A ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher foi organizada pela equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial para marcar a data.
Sala de espera – Lançado no final do ano passado, o projeto Sala de Espera tem como objetivo realizar o acolhimento e a prestação de orientações aos segurados (aposentados e pensionistas), na sede do IPMB, enquanto aguardam na área de espera da Seção de Atendimento Previdenciário do Instituto. "Cerca de 30 seguradas foram homenageadas durante a programação", detalhou a assistente social Gisele Batalha, chefe da Seção de Acompanhamento Psicossocial.
Na ocasião, as assistentes sociais Brena Silva e Andréa Nascimento, com a colaboração da assistente social Heloísa Pinto, explanaram sobre a temática da prevenção da violência contra a mulher.
Os segurados da previdência municipal aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre o assunto e não deixaram de agradecer pelas orientações e de parabenizar a equipe de assistentes sociais pelo trabalho.
Dentre os 98 servidores públicos em atividade atualmente no IPMB, 57 são mulheres, o que equivale a quase 60% do total. Dos 19 cargos de direção/assessoramento do Instituto, treze são ocupados por mulheres.
Marco histórico – Os números apresentados pela Coordenadoria e Gestão de Pessoas (CGP) da entidade previdenciária de Belém revelam um marco histórico não só no Instituto, como também na administração pública do município.
O IPMB é uma das unidades da administração pública municipal presididas por uma mulher. Para Edna D'Araújo, titular do Instituto, a presença delas representa um sinal de democratização da gestão municipal, sob coordenação do prefeito Edmílson Rodrigues, e do vice-prefeito, Edílson Moura.
Texto: Walrimar Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								