Os moradores da passagem Camapu, no bairro do Jurunas, sofriam há 12 anos com o abandono e os alagamentos causados pelas chuvas, pois com a falta de estrutura não havia canais para escoar a água. A doméstica Sandra Helena Santana, 58 anos, lembra das dificuldades que passou.
"Nós vivíamos em uma situação de abandono, porque quando chovia a água subia e invadia a minha casa, eu perdi várias coisas por conta disso, como armário, eletrodoméstico, minha geladeira queimou e nós tínhamos muita dificuldade para sair de casa", contou.
Dignidade para os moradores
Com as obras de drenagem e pavimentação realizadas pela atual gestão da Prefeitura de Belém, executadas por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), a moradora diz que só tem motivos para agradecer.
“Estamos muito agradecidos porque graças a Deus apareceu um prefeito que olhou para a nossa situação. Hoje, eu posso falar que estou vivendo com dignidade”, declara Sandra Helena.
Para a costureira Lia Ferreira, 52 anos, que é moradora há 20 anos da passagem, os serviços não representam apenas a solução de um problema que se estendia há anos, mas também, qualidade de vida e lazer para seus filhos.
"Para o que era antes, hoje a minha rua está ótima. A gente já pode sentar na frente de casa, porque antes não tinha nem por onde passar, tínhamos que meter o pé na água. Hoje meus filhos têm onde brincar”, comemora.
Essa nova cara que a passagem Camapu ganhou traz sentimentos de alívio para a aposentada Dalva de Jesus Abreu Ferreira, 76 anos.
"Graças a Deus nós recebemos essa graça da prefeitura, que está fazendo esse trabalho aqui. Nós só temos a agradecer ao prefeito, pois é maravilhoso a gente sentar na frente de casa para bater-papo com amigos, vizinhos e sorrir de alegria”, conta.
Obra em finalização
Os trabalhos na passagem Camapu já estão em fase final e já têm garantido melhorias para a vida dos moradores. “Essa iniciativa da prefeitura foi excelente. A Sesan já está finalizando os trabalhos, que já está melhorando 90% o tráfego de carros e de nós que moramos aqui”, ressalta a aposentada.
A obra de drenagem na passagem Camapu iniciou no dia 8 de setembro de 2021 e contou com o investimento no valor de R$ 298.522,87.
No local, foi feita uma rede de drenagem de 112 metros, partindo da Avenida Bernardo Sayão até o lançamento no rio Guamá, pelo Porto Pindorama, permitindo todo o escoamento da água aprisionada.
Após esse procedimento, o canal da Bernardo Sayão foi dragado para a água aprisionada descer, onde foram retirados 10 caminhões de resíduos que estavam concentrados na área por mais de uma década, sem ter por onde escoar.
Texto: Lana Oliveira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								