Trabalhadores de bares e restaurantes do distrito de Mosqueiro, como cozinheiros, garçons e empreendedores, recebem capacitação intensa para melhor atender os frequentadores da ilha. A realização é da Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
O objetivo da capacitação, que acontece com uma série de workshops, é buscar qualificar, desenvolver e auxiliar bares, restaurantes e profissionais que atuam nas atividades turísticas do distrito.
O evento mais recente ocorreu nesta terça-feira, 22, com a participação de mais de 20 pessoas. A manipulação de alimentos, viabilizando, assim, a gestão de qualidade e produção alimentícia de forma segura, está entre os temas prioritários.
O workshop foi ministrado em Mosqueiro pela médica veterinária e técnica do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Jéssica Sábio. Segundo ela, a “aplicabilidade dos preceitos de higiene no ambiente de produção de alimentos, intenciona a prevenção da contaminação dos produtos comercializados por esses estabelecimentos”.
Assegurar os cuidados necessários no manuseio dos alimentos exigem diversos protocolos de higiene. A chefe de cozinha Jakeline Martins destacou a importância da higiene nas etapas de preparação dos pratos comercializados.
“Os cuidados da higiene pessoal, do espaço de trabalho, são de extrema importância no momento que se prepara om prato. Então, neste período de pandemia, os cuidados precisam ser redobrados para darmos atenção em todas as etapas que antecedem o processamento dos alimentos, como fazer uso de máscaras de proteção”, disse Jakeline.
Capacitações – A realização de eventos de capacitação faz parte da programação de cursos que antecedem o Festival de Gastronomia das Ilhas edição Mosqueiro, previsto ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
A proposta do evento gastronômico é desenvolver as atividades do setor turístico no município de Belém, a partir de programas e projetos de capacitação aos empreendedores locais.
Para isso, conta com a participação conjunta secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta, como a Sesma.
Serviço:
Na ilha de Mosqueiro estão previstas ainda mais duas capacitações. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Agência Distrital de Mosqueiro, localizada na rua XV de Novembro, 664. 
Dia 29/03/22 – Preservação e sustentabilidade, com a cooperação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma); e 
Dia 05/04/22 – Descarte e separação do lixo, com a participação da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
Texto: Kamila Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								