O Corpo de Bombeiros do Pará promove esta semana o Curso de Brigada de Prevenção e Combate a Incêndio para os servidores do Hospital Municipal de Pronto Socorro (HPSM) Mário Pinotti. O objetivo do curso é formar a equipe de brigadistas do hospital para atuar em possíveis situações de combate a incêndio no espaço. O curso, que é realizado no auditório do hospital, segue até a próxima sexta-feira, 25, das 8h às 12h.
Durante esta semana os participantes do curso vão aprender noções sobre atendimento pré-hospitalar com práticas de primeiros socorros, como desobstrução de vias aéreas e massagem cardiopulmonar.
O curso também vai abordar a área de combate a incêndio para a identificação de classes de incêndio e técnicas teóricas e práticas de combate a sinistros.
O ministrante do curso, cabo BM Sinfrônio, destaca que a formação da brigada de incêndio do HPSM Mário Pinotti trará mais segurança tanto para os usuários quanto para a equipe que trabalha no hospital.
“Após o curso, o hospital vai ganhar uma equipe formada e treinada para atuar de forma imediata em situações de urgência no atendimento pré-hospitalar e no combate a incêndio”, reforça.
Para a enfermeira do HPSM “Mário Pinotti”, Elizangela Dias, que está participando do curso, é importante reforçar os procedimentos que devem ser adotados por um profissional de saúde diante de situações urgentes tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal.
“Estamos relembrando e também aprendendo muitos procedimentos de socorro e também de segurança. E essa formação só qualifica o trabalho que prestamos no atendimento ao usuário do pronto socorro”, destaca.
Um dos organizadores do curso, o técnico em segurança do trabalho Jorge Dantas, destaca que, além de ter uma equipe treinada para combater aos princípios de incêndio, o hospital também ganha, com o curso, uma equipe que vai tomar conta dos equipamentos necessários para a realização deste trabalho.
“Além de estarmos contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro, trabalhamos a qualificação dos nossos servidores para que se sintam valorizados por meio da educação continuada, tão importante para a melhoria do serviço disponibilizado pela instituição”, conclui.
Texto: Danielly Gomes
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								