Município cria equipe de trabalho para atender demandas de saúde à população indígena

A Prefeitura de Belém criou uma equipe de trabalho para apresentar e atender demandas sobre política pública de saúde à população indígena. O assunto foi pautado na reunião realizada nesta quinta-feira, 17, com representantes da Casa de Saúde do Indígena (Casai), localizada no distrito de Icoaraci.

A formação da equipe possibilitará a apresentação de propostas e soluções para o acolhimento e atendimento humanizado à saúde de indígenas que passam pela Casai e são encaminhados aos hospitais públicos da cidade.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ouviu as principais demandas de saúde da população indígena apresentadas pelo assessor do Conselho Distrital Guamá/Tocantins, Piná Tembé; chefe da Casai de Icoaraci, Jorge Freire; apoiador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Jorge Tembé; e do secretário executivo do Dsei Guamá/Tocantins, Ronaldo Amanaye.

"Com a criação da equipe é o primeiro passo para o Grupo de Trabalho, que vai trabalhar essas sensibilidades nos hospitais no atendimento e acolhimento da população indígena", informa Piná Tembé.

O prefeito estava acompanhado pela titular da Coordenadoria Antirracista (Coant), Elza Fátima Rodrigues, e do representante do Núcleo de Promoção à Saúde de Belém (Sesma), Rafael Cabral,

Demandas para saúde indígena

Entre as principais demandas apresentadas na reunião, destacam-se o pedido de acesso livre na pista do BRT aos veículos de saúde da Casai, para dar celeridade na mobilidade dos pacientes indígenas até os hospitais e disponibilização de profissionais ou sistema tecnológico para traduzir as línguas tradicionais indígenas.

O prefeito Edmilson Rodrigues informou que conversará com a titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Ana Valéria Borges, sobre a possibilidade técnica ou melhor solução para o tráfego dos veículos da Casai.

A coordenadora da Coant, Elza Fátima Rodrigues, enfatizou a importância do diálogo com a população indígena, para entender às necessidades no campo da saúde.

"Vamos encaminhar essas demandas apresentadas. É uma iniciativa muito positiva. Essa reunião é um passo muito importante para melhoria do atendimento à população indígena", ressaltou.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar