A dona de casa Gleiciane Ferreira, de 24 anos, mãe de um bebê de três meses, está entre as dezenas de mulheres atendidas na programação da Prefeitura de Belém em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, realizada no Centrão da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, no bairro da Cremação. O foco dela foi a inscrição no Bora Belém, mas aproveitou a ocasião para tratar do visual e fazer a sobrancelha.
"Ir ao Cras seria mais complicado, porque a gente tem que acordar cedo e encarar uma fila e tenho que levar o bebê pra onde ir. Vou aproveitar para fazer a sobrancelha porque mãe também tem que ficar bonita”, disse entusiasmada.
Outra que esteve na ação em busca dos serviços oferecidos na ação foi a doméstica Maria Vera Lucia Santos, de 68 anos, que aproveitou para tratar da aposentadoria e fazer exames de saúde. “Quero ver se consigo resolver as pendências dos documentos”, comentou.
Gleiciane e Maria Vera Mulheres são algumas das mulheres dos bairros da Condor, Cremação e Jurunas que estiveram nesta terça-feira, 15, na área da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, no bairro da Cremação, para cuidar da beleza, da saúde e até da aposentadoria e outros serviços jurídicos, durante o evento “Bem Te Quero”, executado pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).
A organização registrou mais de 140 mulheres atendidas durante o dia inteiro. No período da manhã, elas participaram de uma sessão de Cinema Ambiental, com apresentação do documentário “Mulheres das Águas”, que retrata a vida de mulheres pescadoras dos manguezais do Nordeste brasileiro.
Em seguida, acompanharam rodas de conversa com os temas: “Sociedade, Mulher e Meio Ambiente”, com a coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Claudia Kahwage; e “A saúde da mulher”, com a vereadora Enfermeira Nazaré.
“Que o mês de março seja não somente de comemorações, mas de reflexões sobre a condição da mulher e é isso que o Promaben está fazendo ao organizar discussões que dizem respeito à questão da mulher, a mulher empreendedora, a que é agricultora, produtora, e também sobre a saúde da mulher, a autoimagem, autoestima, cidadania, que é o que a gente precisa”, afirmou a vereadora Enfermeira Nazaré.
Para a coordenadora Adjunta do Promaben, Victória Veras, “o evento foi de grande importância, tendo em vista todas as atividades realizadas. A gente conseguiu consolidar, em um dia, todas as ações do governo da nossa gente, com atendimento jurídico, embelezamento, mensagens de empoderamento feminino e as atividades de cuidado social”.
Serviços
O serviço mais procurado pelas participantes foi o de beleza, incluindo cortes de cabelo, tranças, maquiagem e design de sobrancelhas, ofertados pelo Instituto Embeleze e Estúdio de Beleza Élida Assis.
Mas muitas delas colocaram a saúde em dia, fazendo testes da covid-19, HIV, hepatite e sífilis, verificação de pressão arterial, de glicemia, mamografia e preventivo PCCU, realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Unidade Municipal de Saúde da Cremação e Universidade Estadual do Pará.
A Uninassau Belém ofereceu consultoria jurídica, assistência social, psicológica e odontológica. Houve ainda atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Jurunas e Cremação, Banco do Povo e do Programa Renda, Cidadania e Combate à Pobreza, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda (Seaster).
Texto: Raimundo Sena
 
								 
															 
								 
															 
								 
								 
								