A agente de serviços gerais e moradora do bairro Castanheira Simone Silva aprova o uso do aplicativo de mensagem WhatsApp adotado pela Prefeitura de Belém, para oferecer à população os serviços da Ouvidoria Municipal. “Achei excelente essa nova ferramenta da Ouvidoria , trazendo facilidade ao nosso dia a dia. Tirei as dúvidas em poucos minutos”, diz ela.
Neste 16 de março, Dia Nacional do Ouvidor – instituído no Brasil em 2012, por meio da Lei Federal nº 12.632 -, a Ouvidoria Geral do Munícipio (OGM) comemora a aprovação da população pelo uso do aplicativo: (91) 98411-1155, considerando que há pouco mais de seis meses, cerca de 150 atendimentos são registrados mensalmente e resolvido em mais de 50% as manifestações, passando a ser mais um canal de aproximação entre o cidadão e a administração municipal.
Segundo o coordenador técnico do órgão, Gilberto Xipaya, a modalidade de atendimento via aplicativo surgiu por causa da pandemia da covid-19, com objetivo de evitar aglomeração e, consequentemente, a propagação do vírus na cidade. Com esse novo canal, o cidadão pode ser orientado acerca da sua demanda de forma remota.
Os dados da OGM apontam que dos 150 atendimentos, cem manifestações foram solucionadas no primeiro contato com o usuário, ou seja, o uso da ferramenta de comunicação com a população tem resultado em cerca de 66% de resolução imediata
“Muitas vezes o cidadão quer tirar a dúvida sobre alguma informação ou apenas precisa do contato de outra secretaria. Pelo aplicativo facilitamos ainda mais a comunicação entre a população e a gestão municipal, dando o retorno mais rápido à população, sem perder o atendimento humanizado, individual e sigiloso, fortalecendo a participação popular”, explica Xipaya.
A ouvidora Geral, Márcia Kambeba, entende que a aprovação do aplicativo pela população é um fortalecimento do controle social que a ferramenta oferece, assim como passa a ser uma cobrança dos belenenses por respostas com mais qualidade.
Canais de atendimento: 
As manifestações podem ser feitas presencialmente na OGM, que está localizada na rua Domingos Marreiros, 363, Nazaré. A Ouvidoria registra manifestações como reclamação, sugestão, elogio, solicitação e denúncia. 
As manifestações podem ser registradas também pelo: WhatsApp ( 91) 98411-1155, e-mail (ogm.belem@cinbesa.com.br), Disque-ouvidoria (162) e site (ouvidoria.belem.pa.gov.br).
Texto: João Neto
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								