Mais de 200 pessoas foram atendidas na Ação Cidadania realizada pela Prefeitura de Belém na manhã desta sexta-feira, 11. A programação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, realizada na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira.
Os serviços garantidos eram emissão da 2ª via da certidão de nascimento e de óbito, aula de dança e ginástica, orientações jurídicas, cadastramento no Bora Belém, serviços de saúde, doação de roupas e sapatos e feirinha de economia solidária com mulheres empreendedoras.
A organização contabilizou o atendimento de 60 pessoas peloo Bora Belém, 35 em busca de serviços jurídicos e emissão de certidão de nascimento, 25 aproveitaram para verificar como estava a saúde, 60 para conhecerem as ações da Defesa Civil e 30 mulheres participaram das aulas de dança e ginástica.
Entre as mulheres que aproveitaram a ação para resolver vários problemas, ao mesmo tempo, foi a dona de casa Sandra de Nazaré, de 53 anos, moradora do bairro da Pedreira.
“Vim hoje e consegui trocar a certidão do meu filho. Estava há muito tempo andando atrás e não conseguia. Agora, vou para a fila do Bora Belém para ver se consigo o benefício para minha netinha de quatro aninhos”, disse.
Após o cadastro inicial, dona Sandra espera conseguir o Bora Belém para ajudar a neta na escola. “Se eu conseguir o Bora Belém é uma ajuda para minha netinha. Eu não trabalho, não tenho renda, contamos só com a aposentadoria do avô dela. Eu vou ajudar ela, porque o pai dela está desempregado também. Não falta comida em casa, porque a gente dá o nosso jeito”, desabafou.
Direitos – Segundo o titular da Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH), Max Costa, a ação garantiu às mulheres da Pedreira e dos bairros adjacentes o acesso a vários direitos.
"O Março das Manas da Prefeitura de Belém é uma iniciativa para celebrar a vida das mulheres. E nada melhor que celebrar a vida com a promoção de direitos e do acesso à cidadania delas. Por isso, esta ação congrega uma série de serviços, para beneficiar mulheres e destacar o nosso compromisso com este público", enfatizou.
A auxiliar administrativa Inara Santos, de 34 anos, conseguiu encaminhamento para atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) e uma consultoria jurídica sobre uma ação trabalhista.
“Ação igual a essa é sempre muito bom, porque é difícil ter acesso a muitos serviços, principalmente de uma consultoria jurídica. E perto de casa é melhor ainda”.
Atividade física – Cerca de 30 mulheres participaram de um aulão de ginástica e dança. A titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Carolina Quemel, comentou sobre a importância do lazer e da atividade física para as mulheres.
“A Sejel sempre está presente em ações voltadas às mulheres de Belém, seja em momentos especiais, seja no dia adia. Quase a totalidade das pessoas atendidas pelo nosso projeto Saúde Mais são mulheres que fazem atividades físicas, saem do sedentarismo, criam amizades e se tornam pessoas mais felizes”, explicou a titular da Sejel.
A organização do evento coube aos órgãos que funcionam na Aldeia Cabana como a SecDH, Sejel e Defesa Civil Municipal, com o apoio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Fundação Papa João XIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Secretaria Municipal de Economia (Secon).
Campanha permanente de arrecadação de donativos
“Doe o que puder. Pegue o que precisar”. Esta é a proposta da campanha permanente de arrecadação e entregas de donativos, promovida pela Comissão de Defesa Civil de Belém.
Na manhã desta sexta-feira, 11, o ponto de coleta e entrega de doações foi o estacionamento da Aldeia Cabana. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, os itens arrecadados foram, exclusivamente, o vestuário feminino.
Dezenas de mulheres foram beneficiadas com a campanha. Além de escolherem peças para uso próprio, aproveitaram para levar roupas e sapatos para filhas e netas, como a dona de casa Elizabeth Cosmo, de 60 anos, moradora do Mangueirão, que foi à Aldeia Cabana em busca de assessoria jurídica e roupas novas.
“Eu não trabalho, apenas minha filha, então o dinheiro que entra em casa não sobra para comprarmos roupas e sapatos com frequência. Por isso, aproveitei para levar algumas peças para mim, para ela e também para minha neta”, comentou.
“A Defesa Civil realiza campanhas pontuais para minimizar o sofrimento de pessoas que perderam tudo ou quase tudo que construíram em incêndios, porém sabemos que existem centenas de famílias em situação de vulnerabilidade e que não necessariamente são alvos dessas campanhas específicas”, explicou a presidente da Defesa Civil, Christiane Ferreira.
Segundo ela, “confiando na generosidade de nossa gente, criamos uma campanha permanente para arrecadação e doação, que hoje, excepcionalmente, foi direcionada para o público feminino”.
Itens para doação – Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos, artigos de higiene pessoal, móveis e eletrodomésticos em bom estado de conservação e de uso. A Comissão de Defesa Civil de Belém não recebe doações em dinheiro e material de construção.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da Defesa Civil de Belém, localizada na avenida Pedro Miranda, esquina com travessa Pirajá. Ou em um dos bairros onde a van da solidariedade esteja estacionada.
A Defesa Civil de Belém também busca doações em dias e horários previamente agendados pelo telefone: (91) 98439-0646.
Texto: Vito Gemaque
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								