Edmilson Rodrigues participa de debates sobre cidades inteligentes e o futuro urbano das capitais brasileiras

Gestores municipais de todo o país se reúnem nesta quinta, 24 e sexta-feira, 25, durante a terceira edição da SmartCity Expo Curitiba, para debater com especialistas sobre cidades inteligentes e o futuro urbano das capitais brasileiras.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou nesta quinta da palestra internacional sobre urbanismo e desenvolvimento sustentável de cidades, denominada: Cidades inteligentes, equitativas e sustentáveis, onde todas as pessoas vivem mais saudáveis e felizes.

A palestra foi ministrada por Gil Penalosa, doutor em Planejamento Urbano e fundador da 8 80 Cities, organização canadense sem fins lucrativos, que reúne projetos de transformação urbana para melhorar o espaço público, mobilidade e tornar as comunidades mais saudáveis. m fins lucrativos. Reunimos os adãos para melhorar a

FNP – De forma associada, nesta quinta, também ocorreu a 82ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A programação foi composta pela plenária dos prefeitos e prefeitas; cerimônia de posse do presidente do Consórcio Conectar; debate sobre Reforma Tributária (110/2019); eleição e posse dos novos diretores da FNP; debate sobre financiamento do transporte público urbano (PL 4392/2021); debate sobre aplicação do mínimo constitucional no ensino (PEC 13/2021); além da posse da Comissão Permanente de Cidades Brasileiras Sujeitas a Desastres.

A Smart City é organizada em parceria pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Prefeitura de Curitiba e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Belém cidade tecnológica

A população da capital paraense, desde o primeiro ano da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, é beneficiada com projetos tecnológicos para otimizar o serviço público, temática debatida na SmartCity.

O primeiro e único aplicativo do Brasil de prevenção contra covid-19, o projeto Guardiões, criado em parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Universidade Federal do Pará (UFPA) é um dos projetos de detaque tecnológico da gestão municipal.

O aplicativo monitora e notifica os casos suspeitos de covid-19 e síndromes gripais, acionando a Sesma para o atendimento de estudantes e servidores, ação realizada desde o retorno das aulas presenciais, em 14 de setembro de 2021.

Telemedicina

Na área da saúde, a Prefeitura de Belém investe na telemedicina, que é uma realidade na rede de saúde do município. Desde julho de 2021, a Unidade Básica de Saúde Portal da Amazônia oferece o serviço aos pacientes da localidade, onde eles se consultam com profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein.

Mais de 130 consultas por telemedicina já foram realizadas no espaço. O serviço faz parte do Programa Assistência Médica Especializada na Região Norte do Brasil, uma parceria entre a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o Governo do Estado do Pará, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi) e o Hospital Israelita Albert Einstein.

Previdência

O investimento da tecnologia nos serviços da administração municipal também é direcionada aos pensionistas e aposentados de Belém com o aplicativo Meu RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), tornando a capital paraense a primeira da região Norte e a primeira cidade paraense a utilizar o dispositivo.

O aplicativo é uma ferramenta que disponibiliza o serviço para a realização do procedimento previdenciário Prova de Vida, que é obrigatório e feito anualmente no mês de aniversário dos segurados do Instituto de Previdência do Município de Belém (IPMB).

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar