Guardas municipais concluem curso de capacitação em armamento e tiro

Como parte do estágio anual de qualificação profissional dos servidores da Guarda Municipal de Belém, 25 guardas municipais do Grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu), vinculado à Inspetoria Especial de Ações Táticas (Ieat), participaram do curso de Capacitação em Armamento e Tiro de Carabina realizado no período de 18 a 20 de abril.

Os agentes da segurança municipal passaram pelo treinamento focado na atualização do conhecimento e dos procedimentos operacionais, manejo e precisão de tiro, considerando o estrito cumprimento do dever legal e o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003).

O curso teve duração de 20 h/aula e dividido em duas etapas. A teórica, realizada na sala de treino da instituição, no bairro do Marco, com conteúdo de conceitos de manejo e condução de armas; regras de segurança; fundamento do tiro, entre outros ensinamentos.

A parte prática, ministrada no estande de tiro da Guarda Civil de Castanhal, com foco nas técnicas de carregamento; técnica de tiro defensivo; prática de tiro em estande com carabina e avaliação prática de tiro para comprovação de capacidade técnica.

Para a guarda municipal, Adriana Silva da Paixão, servidora há nove anos, o curso foi muito produtivo e serviu para padronizar os procedimentos operacionais.

“A partir deste curso, com novas técnicas e aperfeiçoamento, me sinto mais segura para manusear o armamento e dessa forma podemos fazer um trabalho eficiente e oferecer o melhor serviço aos cidadãos belenenses ”, afirmou.

A meta da GMB é capacitar e atualizar gradativamente todos os servidores aptos. “Estão sendo ofertados até o momento vinte e três cursos para 2022”, disse o coordenador da Divisão de Ensino (DEN) da instituição, inspetor Evaldo Carvalho Furtado.

Texto: Thais Veiga

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar