“Essa é uma ação maravilhosa. Fazia tempo que queria vacinar meus gatos, e agora consegui, na porta da minha casa. Estou muito feliz com esse serviço”. O depoimento é da enfermeira Adalgisa Ribeiro, 48, moradora do bairro Souza, que foi uma das pessoas atendidas nesta quinta-feira, 21, na campanha de vacinação antirrábica móvel promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
“Essa vacinação ficou muito restrita nos últimos anos. Passando nas ruas, o serviço fica mais fácil de acessar. A vacina é fundamental para a saúde não só dos animais, mas também de nós, seres humanos. Ela ajuda a evitar a propagação de doenças. Hoje, ao receber esse atendimento em casa, só posso parabenizar a prefeitura pela iniciativa”, frisou Adalgisa.
Continuidade – A ação itinerante ocorreu nos bairros Souza e Castanheira, como parte da campanha permanente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Sesma, de vacinar cães e gatos contra a raiva, na capital. Somente neste ano, 155 mil animais já foram vacinados nas ações levadas aos bairros e distritos e no dia D, que ocorreu no fim de março.
O médico veterinário Adriano Nery, da equipe do CCZ, explicou que a ideia é alcançar justamente os animais que ainda não foram vacinados nas ações anteriores. Os bairros Souza e Castanheira foram escolhidos pelo alto número de cães e gatos que ainda precisam ser vacinados contra a raiva.
“É a mesma campanha de vacinação antirrábica, só que em postos volantes. A importância de vacinar o animal é protegê-lo dessa doença. A raiva é uma zoonose letal. E ao proteger os animais, também estamos protegendo a população”, reforçou o veterinário. Sobre a ação itinerante, segundo ele, a receptividade foi muito boa. “As pessoas recebem o serviço em casa e se conscientizam mais sobre a importância de vacinar o animal”.
Censo – No último dia 26 de março, a Prefeitura de Belém promoveu o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. Foram abertos 250 postos de vacinação, espalhados pela capital e distritos, com a meta de imunizar cerca de 160 mil animais. A vacinação contra a raiva é uma das políticas públicas de saúde animal do município.
Este ano, pela primeira vez, a prefeitura inicia um censo animal, para identificar quantos cães e gatos existem, atualmente, na capital, e quem são seus donos. Os tutores passaram a fornecer o CPF, para registrar seus pets. Com esse dado, será possível aprimorar as políticas de saúde e bem-estar animal, como a ampliação de serviços e a promoção de novas ações.
Texto: Luiz Carlos Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								