Conselheiros da Cremação são escolhidos para fiscalizar obras do Promaben

As obras executadas pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) no bairro da Cremação serão fiscalizadas pela Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis), composta por conselheiros do Programa de Participação Popular da Prefeitura de Belém, o Tá Selado, e moradores do bairro.

Os conselheiros que farão parte comissão na Cremação foram eleitos na noite desta terça-feira, 12, durante uma assembleia realizada no auditório do Promaben, sendo 15 conselheiros no total: dez titulares e cinco suplentes.

Para o bairro, estão previstas as fiscalização das obras de construção da bacia de contenção da Ilha Bela, pontes na Caripunas, pontes na Pe. Eutíquio e toda a regularização viária, que ainda irão ser iniciadas pelo Promaben.

A expectativa do assessor de Relações Comunitárias, Benedito Costa, é que até o final deste mês de abril as Cofis já estejam em atividade. “Os integrantes da comissão receberão as carteirinhas no dia 25 de abril, mas ainda deverão passar por um alinhamento sobre as obras e, em seguida, já iniciarão o trabalho”.

Conselheiros do Tá Selado para Cofis do Jurunas já foram eleitos

No bairro do Jurunas, na sexta-feira, 08 de abrila, também houve eleição dos conselheiros do Tá Selado que irão integrar a Cofis. Além deles, dez moradores daquele bairro também serão escolhidos para a comissão, com assembleia marcada para o dia 19 deste mês. Eles deverão acompanhar as obras de duplicação da avenida Bernardo Sayão, entre as ruas dos Mundurucus e Fernando Guilhon.

A Prefeitura de Belém, por meio do Promaben e do Tá Selado, possibilita à população paticipar direta ou indiretamente dos trabalhos de executados pelos órgãos municipais, na perspectiva de oferecer qualidade das obras. Para isso, tem atuado democraticamente com a eleição dos moradores para a Cofis, para atuarem como agentes fiscalizadores durante a realização das obras.

“Já foram eleitas as Cofis da Condor, entre os conselheiros do Tá Selado, e entre os moradores. Agora, elegemos os conselheiros que deverão acompanhar as obras do Jurunas”, explicou Benedito Costa.

Segundo ele, os moradores e conselheiros não acompanharão apenas o início das obras, mas todo o processo de execução delas. “As obras afetarão diretamente a vida dessas pessoas, por isso é importante que os moradores passem a conhecer todos os passos e fiscalizar todo o processo”, ressaltou Benedito.

Texto: Márcia Lima

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar