O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou na noite desta terça-feira, 3, da sessão magna em comemoração aos 122 anos de fundação da Academia Paraense de Letras (APL) e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).
A solenidade foi realizada na sede da APL e a sessão homenageou duas instituições históricas do estado do Pará. Membro efetivo do IHGP, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou a contribuição das instituições para a sociedade.
"As tradições cumprem um papel fundamental para que os legados culturais sigam nas outras gerações. A educação no sentido amplo é fundamental para se construir uma sociedade reflexiva e inserir um mundo novo. Este momento aqui é importante, pois antes de existir universidade neste Brasil continental, nós já tínhamos o esforço de dois intelectuais brasileiros ajudando a criar a APL", disse Edmislson Rodrigues.
O prefeito lembrou aos presentes que é membro do IHGP e que a instituição possui um rico acervo.
Tradição e conhecimento
A cerimônia contou com a presença de vários membros da APL e do IHGP, entre eles o presidente da Academia, Ivanildo Alves, que destacou o trabalho da APL.
"São duas instituições irmãs, nos faz refletir, pois nenhuma instituição possui mais de um século se não tiver um grande significado nela inserida. É observando o passado que mudaremos o futuro, com ações inovadoras e buscando o melhor. Nosso trabalho consiste em contribuir no processo formativo, reflexivo e crítico de um bom cidadão", disse.
O músico Salomão Habib se apresentou durante a solenidade. A presidenta do IHGP, Anaíza Virgulino, destacou a celebração e anunciou uma exposição que será realizada pelo Instituto, ainda sem data a definir.
"É com imensa alegria que volto a participar desta solenidade, ao lado da academia, celebrando os 122 anos. O IGHP abrirá ao público a exposição Sentinela do Norte: Independência do Brasil do Grão Pará" que será realizada no salão do prédio Barão do Guajará", contou Anaíza.
IHGP – Fundado em 1900 é uma instituição cultural e científica e possui mais de 40 membros efetivos. Atualmente, o IGHP funciona em um prédio municipal, o Solar Barão do Guajará, localizado em frente à praça Dom Pedro I.
APL – A Academia Paraense de Letras (APL) é a entidade máxima literária do Pará. Criada em 1900, reúne escritores e intelectuais renomados do Pará. A instituição fica localizada na rua João Diogo, bairro da Cidade Velha.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								