Moradores de Mosqueiro passam a contar com serviço municipal de reabilitação em saúde bucal

Mais de 20 próteses odontológicas foram entregues na manhã desta quarta-feira, 25, em Mosqueiro. Esta é a primeira entrega do programa de reabilitação em saúde bucal da Prefeitura de Belém, que seguirá atendendo a população do distrito. A meta é beneficiar 30 pessoas, por mês, promovendo reabilitação protética dentária.

A dona de casa, Deuzarina Martins, umas das beneficiadas pelo programa chegou cedo a Unidade Básica de Saúde de Carananduba para garantir seu novo sorriso. "Estou muito feliz e grata porque não tinha condições de pagar por uma prótese. E agora ter esse acesso através do serviço de saúde aqui de Mosqueiro é uma grande benção", destaca.

Quem também está de sorriso novo é a assistente administrativa, Marluce Nascimento. "Eu ficava com vergonha de sorrir. Agora não mais. Vai melhorar consideravelmente a minha vida porque é muito ruim a gente não comer, mastigar e até mesmo sorrir direito. Tenho certeza que esse programa voltado para saúde bucal vai mudar a vida de muitas pessoas aqui na ilha, assim como já mudou a minha", relata.

Expansão dos serviços de saúde em Mosqueiro

A ação faz parte do programa desenvolvido pela Coordenação Municipal de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) e é pautada na Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, que tem promovido a reorganização das práticas e da rede de atenção à saúde na capital, por meio da ampliação e da qualificação do acesso aos serviços de atenção primária em saúde bucal, assegurando a integralidade da assistência.

A coordenadora da Referência Técnica em Saúde Bucal da Sesma, Ceci Backer, conta que em Mosqueiro só havia atenção básica nas unidades de saúde, ou seja, só serviços como extração, restauração e limpeza. "Se o paciente precisasse fazer um tratamento de canal, tinha que se deslocar a Belém, muitos acabavam até desistindo do tratamento. Com a criação do Centro de Especialidades Odontológicas aqui em Mosqueiro, desde o ano passado, dispomos de todos os serviços aqui. Outro momento que estamos implantando agora na ilha é todo esse trabalho de reabilitação protética dentária", explica.

Pelo programa, os usuários, prioritariamente, os que se encontram com 60 anos ou mais, são contemplados com avaliação de reabilitação protética dentária, sendo atendido na etapa de moldagem, prova de modelo em cera, recebimento da prótese e ajustes necessários, bem como, acompanhamento do desempenho funcional, por meio de consultas programadas. Tudo com o objetivo de reestabelecer a função mastigatória dos usuários, impactando no estado nutricional e no resgate da autoestima dos idosos.

Reestruturação

A Ilha de Mosqueiro tem recebido uma atenção especial da Prefeitura de Belém em relação a rede de saúde do distrito. Desde 2021, três unidades de saúde foram revitalizadas e entregues à população. Foram realizadas, também, obras no Hospital Geral de Mosqueiro, que ganhou inclusive, um novo sistema radiológico. O próximo passo será a implantação de um serviço de tomografia. A ilha também recebeu uma nova ambulancha.

"A saúde bucal também avançou muito aqui na ilha. Do ano passado pra cá começamos a implantar algumas especialidades que não existiam e agora estamos avançando mais um pouco com a implantação do serviço de reabilitação oral, que tem uma importância muito grande na vida das pessoas e que impacta na saúde delas, no processo digestivo, nutricional e na estética, que também ajuda na saúde mental", destaca o secretário de saúde, Maurício Bezerra.

A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, reforçou que o trabalho integrado tem contribuído para a melhoria da saúde da população do distrito. "Essa parceria tem garantido a melhoria dos serviços de saúde disponibilizados à população aqui na ilha. E agora com mais este serviço, queremos garantir também o bem-estar das pessoas", ressalta.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar