Gestão municipal prepara líderes porta-vozes para gestão de conflitos na área do Promaben

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), iniciou na tarde desta quarta-feira, dia 18 de maio, uma oficina de formação de líderes porta-vozes para gestão de conflitos. A oficina se estenderá até o dia 20 de maio, das 13h30 às 17h30, no auditório do Anexo III da Unidade Coordenadora do Programa (UCP)/Promaben.

“A oficina tem como objetivo capacitar os técnicos sociais que irão atuar no processo de reassentamento de famílias. Instrumentalizá-los na utilização de técnicas e ferramentas de comunicação e gestão de conflitos”, explica a subcoordenadora Ambiental do Promaben, Regina Penna.

Acordos – A oficina repassará conhecimentos de planejamento e organização para o atendimento personalizado às famílias afetadas pelas obras do Promaben, estimulando, segundo a subcoordenadora, requisitos fundamentais para que se tornem porta- vozes na construção dos acordos para a desapropriação dos imóveis.

O curso terá a participação de setores do Programa que interagem direta ou indiretamente no processo de reassentamento, incluindo os gestores das subcoordenadorias (Social, Ambiental, de Engenharia, Jurídica e Administrativa) e técnicos socioambientais (assistentes sociais, jornalistas, advogado, engenheiros, pedagogos e sociólogos) envolvidos no atendimento à população.

Técnicas de comunicação

A oficina será ministrada pelo bacharel em Direito e professor da Uninassau, Stael Sena, e pelo publicitário e ator, Bruno Torres. O objetivo é capacitar técnicos do Promaben que irão atuar nas fases de pré-traslado, traslado e pós-traslado do processo de reassentamento de moradores e comerciantes que serão remanejados das áreas de obras do Programa.

Os participantes aprenderão técnicas para gestão da comunicação em momentos de conflitos, no atendimento e nos plantões de instrução processual.

O conteúdo programático da oficina inclui a comunicação eficiente, autoconfiança para expor ideias e controle das emoções; a importância da comunicação na resolução de conflitos; habilidades comunicacionais e a escuta ativa; e espelhamento, produção de opções.

Além da simulação de técnicas a serem utilizadas em situações que evidenciem o papel do porta-voz no atendimento com as partes interessadas no plantão da instrução processual do reassentamento; postura do porta voz, atribuições, limites de atuação, imparcialidade x neutralidade; o porta voz contornando e administrando crises e dificuldades no momento do atendimento: em situações de desequilíbrios, descontrole emocional, e das partes interessadas.

Texto: Raimundo Sena

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