Projeto de revitalização da praça do Jaú é apresentado ao prefeito de Belém

A praça do Jaú, uma das mais simbólicas do bairro da Sacramenta, virou objeto de estudos de um grupo de alunos do curso de Arquitetura da Faculdade Ideal (Faci). Nesta terça-feira, 17, os universitários, que integram o Escritório Modelo de Arquitetura da Faci, apresentaram ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, um estudo preliminar de revitalização do espaço, integrando a proposta ao projeto da nova Senador Lemos, via onde a praça fica situada.

No gabinete do prefeito Edmilson, os estudantes apresentaram a planta e a maquete física de requalificação da praça que, conforme prevê o projeto, passará a contar com dois caramanchões em madeira, equipamentos para garantir a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, projeto de iluminação e paisagismo. Além de valorização de materiais sustentáveis em sua estrutura.

A coordenadora do curso de Arquitetura da Faci, Ana Cristina Meirelles, participou do encontro e pontuou os critérios considerados para a elaboração do projeto. “Esse projeto traz as linhas de sustentabilidade, uma linguagem mais adaptada à realidade da nossa cidade e ao clima da região”, explicou Ana Cristina.

“Queremos fazer com que a praça não seja vista somente como um momento de encontro, de passagem. Mas, que seja também um lugar que favoreça o ir e vir das pessoas, para que se sintam pertencentes daquele espaço”, afirmou a coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura da Faci, Simone Lima, que participou também do encontro.

Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o projeto foi considerado promissor e, segundo ele, deverá ser apresentado às secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb) e Meio Ambiente (Semma) para ser averiguar a possibilidade da sua execução.

O encontro foi intermediado pela equipe de Projetos Especiais da Prefeitura de Belém, responsável por desenvolver os projetos arquitetônicos e de engenharia de obras de governo, ligada ao gabinete do prefeito.

Participação popular no projeto – Segundo o coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura de Belém, o arquiteto José Andrade Raiol, o estudo apresentado ao prefeito deverá ter participação popular, assim como já está ocorrendo nas demais obras da gestão.

A próxima fase, segundo Raiol, é apresentar a proposta à comunidade da praça do Jaú para possíveis ajustes, levando em consideração o ponto de vista dos moradores da área.

Texto: Fabricio Lopes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar