A valorização e o devido reconhecimento a um dos profissionais basilares da assistência em saúde são os motes da I Semana de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), aberta oficialmente na tarde desta segunda-feira, 16, no auditório da faculdade Fibra, no bairro de Nazaré.
Voltado a estudantes e profissionais, o evento, alusivo ao Dia Internacional da Enfermagem – comemorado em 12 deste mês –, segue até a próxima sexta, 20, com uma programação de cursos, oficinas, debates e apresentação de trabalhos acadêmicos. O tema central das atividades são “Avanços e perspectivas da enfermagem na rede de saúde de Belém”.
Incentivo e reconhecimento
A enfermeira Silvia Souza, da Estratégia Saúde da Família (ESF) Maracajá, de Mosqueiro, fez questão de prestigiar a Semana de Enfermagem, a primeira que o município de Belém promove em homenagem à categoria.
“Estou há 20 anos na área e nunca vi um evento dessa natureza. Para mim, é uma satisfação muito grande saber que, agora, finalmente, estamos recebendo o devido reconhecimento”, disse.
São mais de duas décadas cuidando de pessoas. Silvia começou como Agente Comunitário de Saúde (ACS) e, graças a um incentivo especial, decidiu ser enfermeira.
“Foi o prefeito Edmilson Rodrigues, em um evento com ACS em Mosqueiro, quem me disse para estudar, 20 anos atrás. Segui o conselho dele, porque amo o que faço e amo as pessoas do meu distrito. Para mim, enfermagem é isso: um ato de amor, qualificado e consciente”, resumiu.
Qualificação
É esse cuidado qualificado – e cada vez mais humanizado e integral – que é a base, hoje, do profissional da enfermagem. “Com a Semana de Enfermagem da Sesma, a gestão municipal mostra o cuidado com a qualificação do servidor. Sabemos que isso é revertido na melhoria da qualidade da assistência oferecida à população”, afirma a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Daniele Cruz.
A enfermeira e vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Ilma Pastana, lembrou que os profissionais da enfermagem (tanto técnicos, quanto auxiliares e enfermeiros) ganharam mais notoriedade durante a pandemia, graças ao trabalho incansável desempenhado para salvar vidas.
“Historicamente sempre estivemos na linha de frente. Não seria diferente agora. Esse momento de provação nos colocou em evidência e gerou aprendizados e até mesmo novos protocolos de assistência”, assinala.
Agradecimentos
Para o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, a Semana da Enfermagem é a oportunidade de agradecer a esses profissionais e de debater avanços e melhorias para a categoria.
“Como cidadão de Belém sou grato pelo que vocês fizeram e fazem pela nossa população. Temos uma dívida impagável com essa categoria profissional. E esta gestão atuará sempre de mãos dadas com os profissionais, para que possamos avançar na valorização, seja por melhores salários, seja por condições de trabalho dignas e justas para todos”, concluiu o secretário.
A programação da Semana da Enfermagem da Sesma iniciou na semana passada, com sete minicursos voltados aos profissionais da rede. Entre os dias 7 e 13, 650 profissionais participaram das atividades de qualificação. A agenda prossegue até a próxima sexta-feira, 20. Confira:
Dia 17/05
– 8h às 8h30 e das 9h30 às 10h
Tema: Boas práticas na solicitação e administração de hemoderivados. Local: UPA DASAC.
Dia 18/05:
== Atividades Mosqueiro:
– 8h às 10h – Oficina: Humanização na assistência de enfermagem;
– 14h – Roda de conversa: Desafios do atendimento de enfermagem no Distrito de Mosqueiro;
– 17 às 18h – Programação Cultural.
Local: Auditório da Agência Distrital de Mosqueiro.
==Atividade UPA Dasac:
– 8h às 8h30 – Minicurso: O papel do enfermeiro na garantia da Segurança do Paciente em uma Urgência e Emergência.
Local: UPA Dasac.
==Atividade Dom Vicente Zico:
– 14h às 16h – Desafios da enfermagem pós-pandemia quanto à melhoria contínua das boas práticas assistenciais.
Local: Hospital Dom Vicente Zico.
Dia 19/05:
==Atividades Dom Vicente Zico:
– 10h às 11h – Palestra: liderança em Enfermagem.
Local: Hospital Dom Vicente Zico.
– 14h às 16h – Palestra: Código de Ética em Enfermagem e Lei 7.498/86 atribuições da equipe de enfermagem.
Local: Hospital Dom Vicente Zico.
– 8h às 17h – Atividades Casas Especializadas.
– 8h às 17h – Atividades NUPS.
Dia 20/05:
== Atividades Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti
– 9h às 11h e das 14h às 16h – Práticas Integrativas Complementares –
Local: Hospital Dom Vicente Zico.
– 10h às 11h – Humanização na assistência à saúde;
– 11h às 12h – Saúde mental do trabalhador pós pandemia covid-19;
– 14h às 16h – Trabalho em equipe.
Texto: Luiz Carlos Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								