Cartilha orienta sobre o fluxo de atendimento e tratamento das Hepatites B e C em Belém

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) publicou o documento: Cartilha – Fluxo municipal testagem e acompanhamento das Hepatites B/D e C em Belém/PA. Trata-se de um documento norteador a todas as unidades municipais de saúde que executam testes rápidos das Hepatites B (HBsAg) e C (HCV), bem como, para orientar o trabalho de projetos e ações externas onde ocorrem essas testagens rápidas.

O documento é fruto de uma colaboração entre os profissionais de vigilância e notificação das Hepatites Virais, do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS), das Referências Técnicas de Laboratório e de IST/Aids e Hepatites Virais, com apoio da Coordenação Estadual de Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e com diagramação da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Sesma.

Notificação e encaminhamento

A partir de então, qualquer pessoa que realizar os testes rápidos para Hepatite B (HBsAG) e (HCV) e receber o resultado positivo (reagente) em qualquer um destes testes deverá ter sua notificação realizada, bem como ser encaminhada ao Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia) para continuidade da investigação sobre o grau de infecção, através de exames de diagnóstico e consultas com a equipe multiprofissional do espaço. O setor de farmácia da Casa Dia já realiza a dispensação de medicação para as pessoas em tratamento.

O documento orienta cada passo a ser tomado tanto pelos profissionais de saúde envolvidos, quanto pelos usuários. "Tentamos deixar a linguagem o mais simples possível, para que tanto os profissionais quanto à população saibam com clareza o que fazer em caso de teste positivo para as hepatites e sobre a continuidade do tratamento, quando necessário", afirma o coordenador da Referência Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais pela Sesma, Edgar Barra.

Anteriormente, sempre que ocorriam casos positivos para as hepatites, os usuários eram encaminhados para instituições como a Santa Casa, a qual acabava por receber demanda superior à capacidade de atendimento, sendo que, nem todos os casos necessitariam de acompanhamento pela Santa Casa. Atualmente, somente em casos graves e casos de transplante do fígado, é que os usuários devem ser encaminhados, via sistema de regulação à Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Gestantes

O documento alerta também, para os casos de gestantes com teste positivo (reagente) para Hepatite B, os quais deverão ser imediatamente comunicados à Coordenação de Imunização da Sesma, localizada no Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS), para que ocorram procedimentos de atenção à gestante e ao bebê, visto que é um parto de risco. O objetivo deste procedimento informado no documento é a redução em 95% do risco de o bebê desenvolver doença hepática grave.

"Incentivamos a todas as pessoas, desde adolescentes a idosos, a realizarem de forma constante a testagem rápida para as ISTs. Em sua maioria são infecções silenciosas, muitas vezes cujos sintomas iniciais são negligenciados. Por isso, somente realizando a testagem é possível obter o diagnóstico em tempo oportuno. Ou seja, a tempo de realizar todos os acompanhamentos e medicações necessárias para seguir em frente com saúde", orienta Edgar.

Para acessar o documento, basta clicar no link: https://sesma.belem.pa.gov.br/

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar