A concretização das obras da Prefeitura de Belém nas vias dos bairros da Pedreira e Campina estão deixando os modradores entusiasmados, por avaliam que, mais do que asfalto, o serviço representa melhoria de várias formas. Morador do bairro da Pedreira há 50 anos, Rubens Carlos, de 65 anos, destaca que o setor do transporte será um dos mais beneficiados com a manutenção da via.
“Vai beneficiar os pedestres, motoristas e ciclistas e o mais importante, prevenir acidentes, porque um caminhão já passou por cima de uma senhora que estava em uma moto”, comentou Rubens. Para alegria e segurança dele, na manhã desta quinta-feira, 12, as máquinas da Prefeitura de Belém estavam a todo vapor na avenida Pedro Miranda, no bairro onde ele mora.
Além da Pedro Miranda, do outro lado da cidade, a avenida Portugal, no bairro da Campina, também passava por obras de recuperação asfáltica, por causa dos buracos existentes ao longo dela.
Mas, a Prefeitura de Belém tem investindo em todas as áreas da capital paraense para garantir melhor qualidade de vida à população. Recentemente, as obras de recuperação asfáltica fizeram mudar o cenário das travessa Lomas Valentina, na Pedreira, e Padre Eutíquio, na Campina. As duas estavam completamente esburacadas e dificultava a vida dos motoristas e pedestres.
Belém Bem Cuidada – Os serviços são realizados pelo Programa Belém Bem Cuidada, da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), com o objetivo de melhorar a vida dos moraddores, com a realização dos serviços recapeamento das ruas, sinalização das vias, drenagem, saneamento básico e de asfalto novo.
Para o empreendedor e autônomo, Carlos Augusto Silva, de 51 anos, a iniciativa da prefeitura é importância para todos. “É muito bom, porque aqui nessa área da Pedreira está tendo muito recapeamento do asfalto. A gente se deparava com muito buracos, com dificuldade de atravessar e, por isso, já até coloquei galho de árvore na tentativa do carro não cair no buraco”.
Carlos é motorista e afirma que “sei da luta que temos no trânsito e tudo isso que tá sendo feito ajuda no nosso dia a dia. As pessoas não vão tropeçar mais, precisamos dessa liberdade para andar. Então fazendo um asfalto bem alinhado, é perfeito para o motoqueiro e ciclista não perderem a direção”.
A aposentada, Matilde Vidal, de 66 anos, costuma passar pela área da Campina e conta que há tempos havia a necessidade de um novo recapeamento do asfalto. “É sempre importante fazer essa manutenção na via, parabéns pela atitude”, conclui.
Estagiária Débora Lopes, supervisionada pela jornalista Cleide Magalhães.
Texto: Débora Lopes