A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), realizou, nesta quarta-feira, 11, na sede da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Laser (Sejel), mais uma ação do Projeto A Previdência é Nossa. O objetivo é divulgar aos servidores efetivos municipais informações gerais sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), de modo a prestar orientações sobre o funcionamento do IPMB e compartilhar dados das finanças da Previdência Municipal.
Números – A presidente do IPMB, Edna D’Araújo, fez a abertura da programação e, depois, repassou a palavra à servidora pública Eliane Costa, coordenadora de Aposentadorias e Pensões, que apresentou breve histórico do Instituto e informou sobre os serviços disponíveis na entidade. Em seguida, a presidente mostrou aos servidores da Secretaria os números referentes às finanças do RPPS de Belém, como despesas com folha de pagamento de inativos e pensionistas, arrecadação para pagamento das aposentadorias e pensões, aporte financeiro do ente municipal, quantitativo de segurados, entre outros dados.
"Queremos fazer com os nossos colegas servidores efetivos conheçam a Previdência Municipal. Muitas vezes, apenas nos interessamos pelo assunto quando começamos a procurar os nossos documentos pessoais para solicitar a aposentadoria. Nesse projeto, a gente percebe que a previdência é muito mais do que isso”, destacou a presidente do IPMB.
“As explicações foram muito boas e tenho certeza de que todos foram bem esclarecidos, em especial, sobre como se faz para dar entrada no pedido de aposentadoria”, destacou a servidora pública Margareth Marques, chefe de Recursos Humanos da Sejel.
Acesso às informações corretas – Para a secretária municipal de Juventude, Esporte e Laser, Carolina Quemel, o projeto de orientação e disseminação dos direitos dos servidores é de grande valia. “Que bom que a Prefeitura de Belém, por meio do IPMB, tem a preocupação de repassar essas orientações aos servidores. A gente observa, no nosso dia a dia, que essa demanda por informações sobre o processo de aposentadoria sempre gera dúvidas. Assim, esse projeto contribui para que eles (os servidores) fiquem mais tranquilos por terem acesso às informações corretas sobre a previdência”, comenta.
Planejamento estratégico – Iniciado no mês passado, o projeto A Previdência é Nossa será levado a todas as secretarias, fundações e autarquias municipais de Belém. A programação faz parte do planejamento estratégico elaborado no IPMB para realizar ações de educação previdenciária. Nesta quinta-feira, 12, as palestras serão realizadas com servidores públicos da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
Texto: Walrimar Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								