Alunos da Escola Bosque conhecem processo de monitoramento ambiental do estado

O projeto Trilhas Interdisciplinares, desenvolvido pela Fundação Escola Bosque (Funbosque), levou 26 alunos da Unidade Pedagógica Faveira, localizada na Ilha de Cotijuba, para uma visita técnica nesta terça-feira, 10, ao Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), órgão de monitoramento e fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas).

Os 26 estudantes do 9º ano puderam ver na prática de como se realiza a coleta, controle, recuperação e a preservação de informações de áreas que estão sendo impactadas pela ação do homem.

O projeto Trilhas Interdisciplinares foi desenvolvido pelo professor de educação física, Gerson Costa, em parceria com a professora de geografia, Sheila Gemaque, e conta com um cronograma de visitas internas e externas, para que os alunos percebam a importância de cuidar do meio ambiente, e principalmente da ilha em que eles vivem, bem como, mostrar as possibilidades profissionais futuras que os estudantes podem ter, através da educação.

Oportunidades através da educação

Os educadores do projeto incentivam os alunos, que no próximo ano vão para o ensino médio, a não abandonar os estudos e sempre buscar qualificação. É com esta visão que a equipe pedagógica e professores articulam as ações, possibilitando ampliar horizontes, contribuindo para o ensino dos estudantes.

“Queremos mostrar para os alunos o leque de possibilidades que eles podem adquirir através da educação. Por isso, os locais de visitação foram escolhidos a dedo para contribuir no processo de crescimento e na vivência diária deles, explica Gerson Costa.

O professor enfatiza, que os estudantes podem adquirir conhecimento em Belém e levar para a ilha, não ficando estagnados ou contidos e devem entender que s possuem capacidade para escolher qualquer profissão.

Para a aluna Katiane Costa, a experiência foi muito importante para abrir o seu olhar sobre as florestas. “Tive a oportunidade de entender o trabalho do Cimam e ver como é feito o monitoramento de áreas verde do estado e daquelas que estão sendo desmatadas”, contou.

Naine Chaves, coordenadora adjunta da Unidade Pedagógica Faveira, explica que este ano os alunos já tiveram a oportunidade de conhecer a sede da Escola Bosque, o Mangal das Garças e Casa das Onze Janelas e, nesta terça-feira, 11, foram ao Cimam.

A Escola Bosque preparou toda a estrutura de transporte e alimentação para os 26 alunos e equipe de professores durante a visita.

Texto: Rita Ribeiro

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar