A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), ofereceu orientações a aposentados e pensionistas sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento, nesta terça-feira (10/05), na sede da entidade municipal. A ação faz parte do Projeto Sala de Espera, que tem por objetivo recepcionar os segurados da Previdência Municipal, para tirar dúvidas sobre benefícios previdenciários e orientar a respeito dos serviços.
“Fazemos o acolhimento e prestamos orientações referentes aos direitos previdenciários e sociais, para proporcionar um momento prazeroso, enquanto eles (segurados) aguardam pelo atendimento. Oferecemos a eles um café da manhã e debatemos sempre um tema importante”, informou a assistente social Heloísa Pinto, que integra a Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto.
Prova de Vida – Segundo ela, a realização da Prova de Vida é uma das principais dúvidas apresentadas pelos segurados durante as ações do projeto. O procedimento deve ser realizado uma vez por ano, no mês de aniversário dos segurados, para garantia do recebimento dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte.
“A gente dá todas as orientações aos assegurados de como instalar no celular e usar o aplicativo Meu RPPS, para fazer a Prova de Vida de modo digital, sem precisar vir pessoalmente à sede do Instituto”, explica. Os segurados da previdência municipal aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre o assunto e agradeceram pelas orientações.
A aposentada Francisca Nascimento, de 76 anos, foi uma das seguradas atendidas pelo projeto. Além das orientações sobre o tema, ela recebeu informações sobre os serviços disponíveis no IPMB, em especial, o aplicativo Meu RPPS. "São desses trabalhos que a gente precisa para facilitar a vida de todos nós aposentados", conclui.
Texto: Walrimar Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								