Prefeitura de Belém e Unicef firmam cooperação para incremento de políticas públicas à infância e juventude

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para crianças e adolescentes, principalmente nas áreas da educação, saúde e lazer, a Prefeitura de Belém firmou um acordo de cooperação com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para fazer parte do programa Agenda das Cidades.

A assinatura do acordo foi realizada no Teatro Estação Gasômetro, em São Brás, nesta segunda-feira, 9, entre o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer.

Adolescentes, jovens e conselheiros do programa Tá Selado, Fórum de Participação Social, além de gestores de órgãos municipais participaram da solenidade.

Edmilson Rodrigues afirmou que considera a agência da ONU, voltada aos direitos da criança e do adolescente, a mais importante da entidade mundial.

"Não há futuro sem investimento na dignidade da criança e do adolescente. Firmar um acordo de cooperação é ter do Unicef um apoio fundamental para o desenvolvimento de políticas, muitas das quais já realizamos, e muitas das quais são necessárias a realizar", enfatizou o prefeito.

Políticas públicas integradas para a infância e juventude

Com a cooperação firmada, Prefeitura de Belém e Unicef poderão atuar em ações integradas, exclusivamente para crianças e adolescentes, visando proteção contra a violência, promovendo a melhora no lazer, saúde e educação para o público-alvo.

“A importância é o resgaste dos nossos direitos. A nossa opinião tem importância para o futuro de cada um. As discussões são importantes, pois pensam lá na frente”, ressaltou a representante da ilha de Cotijuba do Tá Selado, Sofia do Rosário, de 16 anos.

O acordo tem validade até o ano de 2024 e prevê que o Unicef atue com cooperação técnica, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais.

Todos os projetos e programas que já ocorrem em parceria entre Unicef e Prefeitura, como Busca Ativa Escolar e Unidades da Primeira Infância (UAIP), fazem parte da #AgendaCidadeUNICEF e serão intensificados com a parceria.

"Para trabalhar o direito de crianças e adolescentes, vamos focalizar em territórios mais vulneráveis. O programa Tá Selado é interessante, possibilitando o jovem a participar e o Programa das Cidades vem potencializar cada vez mais essa participação”, comentou a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer.

Agenda das Cidades – A cidade de Belém, a partir da cooperação, faz parte da rede Unicef, que conta com Fortaleza, Recife, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo, todas participantes do Programa Agenda da Cidades.

O alvo do programa são crianças e adolescentes que residem em áreas vulneráveis, onde serão realizadas diversas ações com o objetivo de diminuir a violência, além de levar educação, saúde e lazer, como políticas públicas.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar