Ação cidadã garante direitos à população LGBTQIA+ com o apoio da Prefeitura de Belém

Emissão de Registro Geral (carteira de identidade), assessoria jurídica, encaminhamentos à consulta médica e cadastramento à população LGBTIA+ artística foram alguns dos serviços oferecidos, na manhã deste sábado, à população LGBTQIA+. A prefeitura de Belém apoiou o evento realizado na manhã deste sábado, 28, no Espaço Mestre 70, no bairro do Guamá.

A realização da ação, conjunta, envolveu a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB) e Ministério Público do Estado, e contou com a cooperação de instituições municipais, como Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS) e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

A programação faz parte do mês de luta à LGBTIfobia, em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia, 17 de maio, data que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID).

Com o objetivo de fortalecer a cidadania dessa população LGBTQIA+, além dos serviços de emissão de documentos e assessoria jurídica, também houve encaminhamentos para consulta médica e outros direcionados ao combate da violência ligada às LGBTfobia.

Nome social – A Doris Forttun, de 61 anos, chegou cedo para garantir o acesso ao serviço."Eu tô achando muito bom. Vim para trocar e colocar o meu nome social e fazer tudo direitinho", contou.

O Hélio Batista, aproveitou o sábado para dar entrada à emissão do novo RG. "Achei muito proveitoso, porque muitas pessoas não têm essa oportunidade e às vezes é muita burocracia para enfrentar. Acho essa iniciativa muito válida".

A titular da CDS, Jane Patrícia Gama, enfatiza que os serviços "são voltados para a comunidade LGBTQIA+ no mês de combate à LGBTQfobia, por ser importante para acolher a comunidade".

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar