Cerca de 50 pessoas da Ilha de Caratateua participaram da capacitação em boas práticas de manipulação em serviços de alimentação, nesta quinta-feira, 19, ofertada pela Prefeitura de Belém, por meio da parceria entre Fundação Escola Bosque (Funbosque), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e comunidade.
A ação é realizada quinzenalmente nos bairros de Outeiro, levando às comunidades qualificação e a emissão da carteira de manipulador de alimentos para as pessoas que atuam e as que pretendem atuar na área. Hoje foi a vez da comunidade do bairro São João receber a capacitação.
"A necessidade das pessoas é grande em relação à carteira de manipulador de alimentos e sabemos que muitos têm dificuldade de ir até à sede da Sesma, em São Brás. Por isso, resolvemos levar essa assistência cada vez mais próximo da população", destaca a coordenadora de Desenvolvimento Comunitário da Funbosque, Rosilda Santana.
Serviço mais próximo às comunidades
Para a autônoma Ieda Alves, essa oportunidade veio em boa hora, uma vez que a temporada de visitantes na ilha está perto. "Eu precisava renovar a minha carteira para voltar a vender lanche no mês de julho. Quando me informaram que hoje iam ter o serviço da carteira aqui, fiquei muito feliz, pois eu não tinha condições financeiras de ir em Belém para renovar", contou Ieda.
A capacitação é baseada na Resolução 216/04, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que estabelece os procedimentos de boas práticas.
"Através dessa formação passamos para eles a importância de ter o cuidado com os alimentos, com a higienização do local de trabalho, com a higiene pessoal e suas vestimentas de trabalho. Para que eles entendam a importância de seguirem no processo de manipulação de alimento", explica Priscila Fonseca, agente da vigilância sanitária e ambiental da Sesma.
A formação foi desenvolvida pela Coordenação de Desenvolvimento Comunitário da Funbosque e o Departamento de Vigilância Sanitária da Sesma, já foi realizada nos bairros: Fama, Brasília, Fidelis, São João do Outeiro. A próxima capacitação será no Bairro de Itaiteua, no dia 2 de junho.
Texto: Amanda Cardoso