Prefeitura de Belém e Unicef promovem roda de conversa com população LGBTQIA+ na Semana da Dignidade Menstrual

Belém é a primeira cidade brasileira a receber a Semana da Dignidade Menstrual, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), junto à Prefeitura de Belém. Como parte da programação, foi realizado nesta quinta-feira, 2, a roda de conversa com a população LGBTQIA+ sobre a dignidade menstrual. O evento ocorreu no Solar da Beira, Complexo do Ver-o-Peso, com o apoio da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS).

Além de Belém, as ações fazem parte das iniciativas de dignidade menstrual do Unicef nas cidades de São Luís e Recife.

Debate e conscientização – O objetivo do evento foi promover o debate e a conscientização sobre o combate à pobreza menstrual, voltado para o público LGBTQIA+, com a realização de oficina, roda de conversa e entrega de kits com absorventes.

Para Laura Mescouto, que se identifica como trans não-binário, foi enriquecedor participar da roda de conversa. “É bom estar em um espaço acolhedor que encare várias perspectivas de vivências”, afirma.

"Eu percebi que tinha alguns medos e inconstâncias que nem sabia que eu tinha, então é muito importante falar e saber sobre isso. É importante saber que não só eu que passo por isso, e sim muitas mulheres de muitas formas diferentes”, conta a estudante Evelyn Santana, participante da roda de conversa, desta quinta-feira.

Segundo a coordenadora da CDS, Jane Gama, a ação da Semana da Dignidade Menstrual é fundamental, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social, como pessoas que vivem na extrema pobreza ou em situação de rua, e que tem pouco acesso à informação, aos recursos e infraestrutura.

Garantias e direitos – A semana de eventos foi pensada a partir do Dia Internacional da Dignidade Menstrual, ocorrido no último dia 28 de maio, que visa chamar atenção para a necessidade de garantir que todas as pessoas que menstruam tenham direito de higiene, infraestrutura adequados e informação.

A programação, realizada com apoio de outros órgãos municipais e coletivos políticos, começou na segunda-feira, 30, e vai até sexta-feira, 3, com uma audiência pública, na Universidade da Amazônia (Campus Alcindo Cacela), das 9h às 12h.

Engajamento – Nos últimos meses, o Unicef e parceiros contribuíram com a dignidade menstrual de 55 mil adolescentes e jovens que menstruam e vivem em comunidades vulneráveis de Belém, São Luís e Recife. Foram distribuídos mais de 120 mil pacotes de absorventes e cerca de 5 mil adolescentes foram engajadas e engajados em rodas de conversa.

Júlia Mota, estagiária de Jornalismo, sob a supervisão da jornalista Cleide Magalhães.

Texto: Julia Mota

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar