A Coordenadoria Antirracista de Belém (Coant), embora esteja estreando na gestão municipal de Belém em 2021, depois de ter sido criada em fevereiro pelo prefeito Edmilson Rodrigues, contabiliza feitos em todas as áreas da capital paraense, atuando como protagonista ou mesmo coadjuvante. Suas ações pulsam de um ponto a outro no território belenense, das regiões das ilhas ao quilombos, caminhando de braços dados com vários órgãos municipais e de outras esferas de governo.
Uma das ações de destaque da Coant foi a realização da campanha pela Eliminação do Racismo, contando com o prefeito Edmilson Rodrigues, o vice-prefeito Edilson Moura e servidores negros e negras em cargos de destaque na gestão municipal no elenco da produção de vídeos sobre o 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
Pandemia – O combate à covid-19 fez parte também das lutas da Coant. A realização da campanha de vacinação da população quilombola que reside na área de Belém atraiu muitas pessoas. Liderada pela Coant, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), estudantes quilombolas que estudam na UFPA foram vacinados (as) contra a doença.
A estudante do curso de Comunicação Social da UFPA, Heloiá Carneiro, por ser do quilombo de Bairro Alto, da ilha do Marajó, foi uma das primeiras a ser vacinada.
“Isso foi muito importante para a gente dar continuidade nas nossas atividades de uma forma segura”, contou a jovem, que ressaltou a importância da Coant garantir o direito à saúde dos quilombolas que moram na capital.
Na Semana do Meio Ambiente, no dia 6 de junho, participou na Praça da República do plantio de árvores sagradas para os povos indígenas e de religiões de matrizes africanas, promovida pela Coant, Comus, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) e Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS). Durante todo o mês de junho, ocorreu o atendimento psicossocial para vítimas de discriminação racial e homofóbica, em parceria com a Sesma.
Uma das ações que chamou a atenção da população da capital paraense ocorreu em julho, com a Coant e Combel protagonizando a programação especial “Julho das Pretas”, alusiva ao dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Ainda em julho, a coordenadoria junto a outros órgãos, realizou o Circuito de Oficinas Afro Amazônicas para moradores da ilha de Mosqueiro.
A Coant também esteve presente na realização do evento “Agosto Indígena na Mairí dos Povos” e nas ações do Setembro Amarelo, voltadas para o atendimento da saúde mental da população.
Já em novembro, a coordenadoria realizou o curso para servidores públicos municipais sobre Políticas de Ações Afirmativas, criou o GT Saúde da população Negra e promoveu a Roda de Axé, no dia 24.
Texto: Júlia Mota – estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Cleide Magalhães.
Texto: Prefeitura Municipal de Belém
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								