As atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Relações Internacionais (Corint), no ano de 2021, se enquadram no seu objetivo de fazer de Belém uma cidade referência no universo dos centros urbanos, que constroem a justiça socioambiental e promovem a defesa da Amazônia e seus povos.
Fospa – Neste sentido, Belém foi indicada para sediar, de 28 a 31 de julho de 2022, a décima edição do Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa). A estimativa é de que cinco mil pessoas participem do evento, com representantes dos países pan-amazônicos, do continente americano, da Europa e da Ásia, além de diversos estados brasileiros.
Atenção internacional – O evento situará a capital no roteiro das cidades progressistas, que, além de atrair a atenção internacional para a capital, vai dar à população a oportunidade de entrar em contato com outros povos, outras culturas e com ideias avançadas que buscam transformar o mundo. Tudo isso, refletirá em benefícios para o turismo, o comércio e diversas cadeias produtivas, proporcionando emprego e renda.
A indicação para sediar o X Fospa, permitiu a associação da Prefeitura de Belém com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Secretaria Executiva do Fórum para realizar o Encontro de Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas.
O encontro reuniu, na capital, importantes cientistas de diversas áreas e detentores de conhecimentos tradicionais para dialogarem sobre como os ataques contra a sociobiodiversidade amazônica influenciam negativamente as mudanças climáticas no mundo.
COP-26 – O Encontro de Saberes conduziu Belém à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – a COP-26, realizada em Glasgow, na Escócia, em novembro de 2021.
Na COP-26, o coordenador de relações internacionais da Prefeitura, Luiz Arnaldo, participou de mesas-redondas sobre a discussão do futuro das cidades, da defesa da floresta amazônica e seus povos. Na Assembleia Mundial pela Amazônia, realizada durante a Conferência, foi lida a Carta aprovada no Encontro de Saberes, em Belém.
Papel de relevância – O coordenador ressalta que a atual conjuntura de crise ambiental e mudanças climáticas trouxe para a Amazônia um papel de relevância no cenário internacional. “Dentro desse cenário o que tem feito a Coordenadoria de Relações Internacionais é exatamente situar Belém como uma cidade referência desse debate”, afirma Luiz Arnaldo.
As intervenções virtuais em eventos internacionais do prefeito Edmilson Rodrigues, com suas entrevistas editadas em diversos idiomas, a recepção de delegações de partidos e personalidades progressistas de todo mundo consolidam a posição de Belém no cenário internacional.
Também merece destaque o evento Jornada de Gratidão aos Povos Negros, dedicada ao artista Mario Lúcio e ao povo caboverdiano. A Jornada que vai se repetir a cada ano é marco de uma diplomacia Sul-Sul, que tem a África – uma das matrizes da nossa identidade amazônica – como um dos focos importantes.
Texto: Júlia Mota – estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Cleide Magalhães.
Texto: Prefeitura Municipal de Belém
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								