Como parte do Janeiro Branco – Saúde Mental para Todos, mês dedicado às reflexões sobre à Saúde Mental, a Diretoria Executiva da Codem, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GDP) realizou. na tarde desta sexta-feira, 07, o Workshop: Saúde e Planejamento de Vida e Carreira, com as terapeutas ocupacionais, Larissa Cruz e Nadine Campos, especialistas em Saúde de Idosos.
Destaques – Foram abordados os temas definições de saúde; a relação entre saúde, ocupação e uso do tempo; equilíbrio ocupacional e atitudes que proporcionam bem-estar e qualidade de vida no trabalho. As abordagens feitas pela terapeuta Larissa Cruz ocorreram de forma objetiva e descontraída. “Nossas ocupações permitem que possamos organizar nossas vidas e como usarmos o tempo. Ao realizar nossas ocupações da melhor forma, garantimos bem-estar e saúde”, disse.
Larissa Cruz destacou a necessidade para a busca do equilíbrio ocupacional. “Quando não exercemos nossas ocupações em equilíbrio entre o que temos que fazer, o que queremos e o que esperam que a gente faça, entramos em desiquilíbrio e prejudicamos a nossa saúde”, alertou.
Harmonia – A terapeuta listou algumas atitudes que proporcionam bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. “Organizar as atividades em uma lista com ordem de prioridade, hidratação e a realização de alongamentos nos intervalos permitidos durante a jornada de trabalho, assim como, manter o ambiente de trabalho organizado, entre outras ações que ajudam a harmonizar o local de trabalho”, aconselhou.
Na segunda parte da atividade, a terapeuta Nadine Campos organizou com os servidores (as) da Codem uma dinâmica utilizando uma caixa e um espelho com três voluntários que, espontaneamente, se dispuseram a participar. O objetivo foi provocar, no bom sentido, autorreflexões.
Comportamentos e reflexões – “A dinâmica da caixa com o espelho é importante para avaliar comportamentos e provocar reflexões sobre as pessoas envolvidas, tanto as que se dispõem a participar quanto as demais da plateia, e busca trabalhar o autoconhecimento. Ou seja, essa dinâmica é uma atividade bem simples, recomendada para se obter reflexões entre os envolvidos”, disse Nadine.
Texto: Willys Lins