Parceria entre PMB e Pátio Belém reforça produção de adubo utilizado no paisagismo da cidade

Pensar em práticas que reduzam a geração de lixo é fundamental para causar menos impactos ao meio ambiente. Uma forma de fazer isso é a compostagem do material orgânico, que pode ter outro destino final e não apenas as lixeiras.

Para quem não conhece, a compostagem consiste em um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, como sobras de frutas, verduras e fezes de animais herbívoros. O resultado disso é uma espécie de terra preta, que pode ser aplicado para melhorar o solo sem contaminar o meio ambiente.

Quem tem usado essa prática é o shopping Pátio Belém. O estabelecimento tem recolhido todo o material orgânico da praça de alimentação e dado outro destino para os restos de alimentos que são jogados diariamente nas lixeiras do local.

Além de ajudar no meio ambiente, a atitude do espaço tem resultado em uma parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma), que tem recebido o excedente da compostagem e usado o material para adubar as plantas do paisagismo da capital paraense.

"Essa parceria entre a Semma e o shopping é muito boa. A gente tem necessidade desse material. Esse composto que é feito pelo shopping é muito bom e vai ser bem reaproveitado. E, como a gente tem escassez desse material, essa parceria com o shopping vai ser, com certeza, muito interessante e importante pra gente", destaca Ieda Cunha, diretora do Departamento de Produção de Mudas da Semma.

A Granja Modelo, da Semma, voltou a produzir mudas para abastecimento da arborização da capital paraense na atual gestão da Prefeitura de Belém e tem recebido o composto orgânico disponibilizado pelo shopping Pátio Belém.

Além da produção de mudas, o local passará a contar com uma fábrica de gradis, equipamento fundamental para manter animais e pessoas afastados das áreas de plantio sem impedir que a luz do sol chegue às plantas e ao solo.

A ação do shopping ajuda a cuidar do meio ambiente e também serve de exemplo para outros estabelecimentos, mostrando que simples atitudes podem, e muito, ajudar a mudar a realidade de uma cidade. Garantir um destino adequado para os materiais orgânicos consumidos diariamente pode transformar nossa Belém em uma cidade, cada vez mais, verde e melhor para se viver.

Texto: Paloma Lobato

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar