A Secretaria Municipal de Educação (Semec) recebeu na sexta-feira, 21, o professor Antônio Gouvêa para debater com educadores municipais o tema "A abordagem temática freireana e a prática curricular crítica". A palestra fechou a Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino de Belém, que iniciou na terça-feira,18. O encontro foi transmitido pelo canal do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire (CFEPF), no Youtube.
“A base do conhecimento de uma educação humanizadora está em você ser capaz de abordar uma ciência que contribua para a interpretação e atuação no mundo. Eu me faço sujeito quando apreendo e construo conhecimentos com o que a ciência já produziu transformando o mundo que vivo”, explica o professor.
Educação para transformar
Os educadores foram questionados por Antônio Gouvêa sobre a concepção de ciência e sua abordagem científica durante o encontro. “A escola está dentro de contexto sociocultural desumanizador. O professor pode selecionar temas geradores que refletem essa injustiça social para propor a transformação a partir de conhecimentos científicos. O papel da educação é formar para humanizar, para que cada cidadão atue no seu contexto de uma forma solidária. E isso se dá com a metodologia do diálogo”.
Antônio Gouvêa é professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), admirador da Escola Cabana e pesquisador de currículo crítico de políticas curriculares e metodologias de ensino.
Estudo de caso – O professor compartilhou uma atividade de educação ambiental realizada em sala de aula com alunos do 6º ano do ensino fundamental em uma das escolas assessoradas por ele.
Ele utilizou o tema "Reduzir, reutilizar e reciclar", que surgiu da observação do acúmulo de lixo no entorno da escola. Era preciso adquirir conceitos, conhecer os impactos causados pelo lixo, saber da importância de conscientizar sobre as consequências no cotidiano, segundo explicou. A proposta era debater os conhecimentos prévios e discutir a educação ambiental por meio de uma oficina com material reciclável, por exemplo.
Antônio explica que, embora a atividade aparentemente esteja dentro da temática freireana, a proposta foi sintetizar alguns conceitos e não aprofundar uma discussão sobre o problema do acúmulo do lixo como reflexo do comportamento individual da sociedade.
“O compromisso ético com a educação social tem que ter uma prática aberta ao diálogo e debater princípios e visões. Senão não há essa perspectiva freireana”, concluiu.
Texto: Tábita Tábita
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								