Prefeitura de Belém garante vale-alimentação e reafirma compromisso com o servidor municipal

“São 19 anos de muita luta para chegar esse dia e receber o vale. Com certeza, o servidor se sente valorizado e isso nos motiva no dia-a-dia. Ter uma conquista dessa é muito importante para nós. Esse vale vai contribuir para a minha alimentação e na parte de remédios também", comentou, emocionada a servidora municipal Lucy Kelly Lisboa, de 47 anos, que atua no Departamento de Vigilância em Saúde (DVES) há 19 anos.

Lucy faz parte de um grupo de 1,6 mil servidores da área da saúde que passou a ter o direito, a partir deste mês de janeiro, de receber o vale-alimentação pela primeira vez. A entrega simbólica do cartão do benefício foi realizada na tarde desta sexta-feria, 28, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Valorização dos servidores

O prefeito de Belém, Edmison Rodrigues, participou da cerimônia e fez questão de ressaltar o compromisso da gestão em valorizar os servidores municipais e proporcionar esse benefício inédito para o trabalhadores da área da saúde.

"Algumas categorias, como telefonistas, agentes de bem-estar social, enfermeiros, alguns há 20 anos, trabalhavam e viam os colegas receberem vale-alimentação e o mesmo direito não era garantido. Nós ampliamos o número de beneficiários, o que vai permitir aos servidores públicos beneficiados mais dignidade, porque é um dinheiro que vai ser muito bem usado para compra de alimentos e outras coisas necessárias à vida digna”, informou o prefeito.

Os trabalhadores dos setores de combate ao HIV/Aids, Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Produção, Atenção Básica, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), receberão o vale- alimentação, já com o valor reajustado de R$ 370, totalizando mais de 1,6 mil beneficiados.

Reivindicação antiga

Por questões administrativas anteriores o vale-alimentação foi retirado do servidores da área da saúde, com alguns não recebendo há mais de 20 anos. Atuando há 15 anos na Sesma, Rosilene Sousa, de 50 anos, sentiu que, a partir de agora, a sua dedicação foi valorizada.

"Eu fiquei, primeiramente, muito feliz. Nunca tivemos muito reconhecimento, mas agora foi diferente. Isso, sim, é valorização do servidor. Esse vale vai cobrir algumas despesas da minha casa, é algo que vem para somar", comentou emocionada.

"Essa era uma luta dos trabalhadores há mais de 10 anos. E a Prefeitura de Belém garantiu esse direito e aumentou o valor do vale. É uma grande conquista para cada uma das famílias, principalmente em um momento como este, de pandemia, em que vivemos", afirma o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra.

Negociação – Atualmente, mais de 15 mil servidores municipais recebem o vale-alimentação, sendo a maioria mulheres. O pagamento do benefício para os trabalhadores que não recebiam, é consequência da mesa de negociação instalada pela Prefeitura de Belém, visando a valorização dos servidores.

Durante a mesa, representantes da Prefeitura negociaram com diversas associações, entre elas, o Sindicato de Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde) , Associação dos Servidores do Pronto Socorro do Guamá (Aspg), Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate a Endemias dos Municípios do Estado do Pará (Sinasce-PA).

"Esse é um compromisso da nossa mesa de negociações, que nós instalamos. É um compromisso do programa de governo e um ato de reconhecimento de direitos, acima de tudo”, explica secretária Municipal de Administração, Jurandir Novaes.

Texto: Victor Victor

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar