Antes de a iluminação pública chegar aos postes da comunidade ribeirinha Pratiquara, localizada na rodovia de acesso a Mosqueiro (PA-391), a estudante Yasmim Lopes, 19, sofria com medo causado pela insegurança. “Foi uma fase difícil, mas agora ficou tudo maravilhoso”, disse a moça, aluna escola Abelardo Conduru, no bairro de Carananduba. “Tenho fé que agora vou conseguir concluir meu ensino médio e me preparar para o nível superior”.
A comunidade ribeirinha do Pratiquara existe há cinco anos abrigando 47 famílias, que sobrevivem da lavoura de hortaliças, criação de galinhas e patos e vendas de açaí. O coordenador da comunidade, Nazareno Souza, festeja a iluminação pública e diz que o serviço incluiu as famílias na zona urbana de Belém.
“Saímos da condição de excluídos e nosso sentimento é de valorização e gratidão ao poder público pelos serviços, que pra nós significa a elevação da estima de nossa comunidade”, destaca a liderança comunitária.
Os serviços de iluminação pública ganharam ênfase desde o início da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues. O processo é feito por meio da Agência Distrital de Mosqueiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e a empresa Endicon, terceirizada da concessionária de energia Equatorial.
Demandas – As maiores demandas são de troca de luminárias e postes e implantação de iluminação pública. Até o mês de julho deste ano, mais de quinhentos atendimentos foram protocolados.
Para a agente distrital Vanessa Egla, o crescimento da demanda é resultado das medidas adotadas no início da gestão. “Nós abrimos o serviço de protocolo exclusivo para atendimento dos usuários e também um canal de comunicação direta com as comunidades rurais, fazendo visitas e encaminhando a solicitação para os órgãos competentes”, explica.
O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, também comenta sobre a melhoria alcançada nos serviços destinados a Mosqueiro. “Com a manutenção da iluminação pública, a população tem mais qualidade de vida e segurança. Mosqueiro, por exemplo, estava abandonada e agora a prefeitura está presente na ilha, porque reconhecemos a importância das comunidades. Desde o inicio da gestão já realizamos inúmeras melhorias na iluminação pública da ilha”.
Serviços avança nas áreas rurais há anos vivendo na escuridão
Nos seis primeiros meses do ano, a Agência Distrital de Mosqueiro e a Seurb avançam com os serviços em territórios rurais, que há anos sofriam com a escuridão. Além da comunidade do Pratiquara, mais de 50 famílias do bairro do território quilombola do Sucurijuquara foram beneficiadas com os serviços, assim como a comunidade do Furo das Marinhas, Ipixuna e Mari-Mari.
O aposentado Manuel Cantilho Santos, 68, diz que ter energia permanente deu a ele confiança para comprar novos aparelhos domésticos, como televisão e geladeira. Por isso, ele trocou a vida no bairro Almir Gabriel, em Marituba, pela comunidade do Pratiquara, onde está iniciando a plantação de açaí, banana, abacate, cupuaçu, bacuri, acerola e mandioca. “Também tô criando galinha para aumentar meu dinheiro”.
Serviço
Para solicitação de serviço de iluminação pública, a população pode entrar em contato com:
Admos – Rua XV de Novembro – 664 – Vila
Telefone do protocolo: (91) 3078-9700
Funcionamento – segunda a sextas-feiras – 8h às 14h
Disk serviço – 0800-400-0300.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								