Na tarde desta quinta-feira, 7, o Colegiado de Gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semec) recebeu representantes de Belém do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp) no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire para tratar de demandas apresentadas pela entidade. A reunião deu continuidade à agenda de diálogos permanente proposta pela Semec.
O encontro foi o sétimo da nova gestão do órgão de educação para tratar de demandas setoriais. A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, comandou a reunião. “Gostaria de reafirmar que nossos diálogos são permanentes. O sindicato representa nossa preciosa categoria”, disse.
Além de dirigentes da Semec, participaram, pelo Sintepp, os professores Sílvia Letícia Cruz e Matheus Ferreira.
Em duas horas de encontro foram tratados diversos temas apresentados pela entidade de classe, como o plano de retorno gradual e escalonado ao ensino presencial, com biossegurança.
A diretora de educação da Semec, Dorilene Melo, explicou em detalhes como está se dando a volta às aulas neste momento em que a pandemia de covid-19 está sob controle em Belém. Ela informou aos participantes sobre o funcionamento do aplicativo Guardiões e Guardiãs da Saúde na Educação, criado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), para monitorar adoecimentos nas escolas.
Márcia Bittencourt disse que, até agora, somente um caso de covid-19 foi detectado em uma unidade escolar, foi uma trabalhadora da educação que já estava com a doença antes do reinício presencial. A servidora foi afastada das atividades e está bem de saúde.
A secretária propôs que o Sintepp tenha acesso ao aplicativo e destaque um de seus sindicalistas para atuar como guardião da saúde na educação. O acesso ao aplicativo será dado pela Semec ao Sintepp.
Na reunião, a diretora administrativa da Semec, Andrea Ewerton, repassou informações sobre as obras realizadas em 77 unidades escolares e deu detalhes sobre intervenções e prazos.
Andrea e a diretora geral da Semec, Araceli Lemos, explicaram ainda sobre o andamento da lotação de professores e do concurso público de 2020, cujas inscrições foram reabertas neste ano, por ser a retomada do certame interrompido pela pandemia e na ocasião as inscrições não tinham se encerrado.
Outros assuntos foram pontos de pauta da conversa, entre elas, a retomada das contribuições sindicais suspensas em 2015 e agora reconhecidas judicialmente e liberações sindicais.
A Semec entregou ao Sintepp documentos solicitados sobre o retorno presencial de cada nível de ensino e das obras nas unidades escolares. E se comprometeu a encaminhar os nomes dos dirigentes da entidade que irão compor os Grupos de Trabalho da Semec do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCR), da Gestão Democrática e do Currículo Escolar.
Texto: Lilian Leitao
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								