Mesmo sem a tradicional procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a expectativa dos trabalhadores informais cadastrados na Secretaria Municipal de Economia (Secon) é de uma movimentação econômica bem melhor que a do ano passado. 
Para garantir que a atividade desses empreendedores observe as normas sanitárias de segurança e a legislação municipal, o órgão estará reforçando a fiscalização a partir da sexta-feira, 08, até o domingo, 10.
“Sabemos que por conta da pandemia e consequente suspensão das tradicionais procissões este ano, o número de visitantes na capital ainda será reduzido, mas, ainda sim, queremos garantir que os nossos permissionários possam trabalhar nesse momento de maior lucratividade sem causar transtornos aos romeiros e turistas que visitam Belém nem criar riscos desnecessários de transmissão do vírus”, destacou o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.
Gabrielly Ketenen Costa atua há cinco anos na calçada da Av. Nazaré, pertinho da Basílica. A vendedora licenciada pela Secon está na terceira geração de tacacazeiras e acredita na melhora dos lucros em comparação ao ano passado. “O Círio 2020 foi muito difícil para nós, porém, este ano, com o avanço da vacina, vejo que as pessoas estão visitando mais a cidade”, disse a vendedora de comidas típicas, que revelou ainda que em outubro chega a lucrar o dobro dos demais meses do ano, por conta do Círio.
Com relação aos procedimentos de segurança, Gabrielly utiliza todas as exigências sanitárias para a comercialização. “Uso sempre a máscara para atender os clientes e disponibilizo álcool 70%, além disso tento colocar as cadeiras distantes para evitar aglomerações”, explicou.
Fiscalização – Desde às 6h da sexta-feira, 08, até às 22h do domingo do Círio, os fiscais do Departamento de Comércio e Publicidade em Vias Públicas (DCPV) da Secretaria Municipal de Economia (Secon) estarão em regime de plantão na organização do comércio informal na Avenida Nazaré e nas proximidades da Basílica; em frente à Igreja da Sé, no bairro Cidade Velha, e no Portal da Amazônia.
Já na área do Ver-o-Peso, outro ponto de grande movimento durante o Círio de Nazaré, o Departamento de Feiras, Mercados e Portos (DFMP) da Secon também estará com reforço na fiscalização com o objetivo de garantir o livre acesso da população e turistas às calçadas do Complexo.
Texto: Roberta Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								