Um grupo de trezentas crianças matriculadas na Fundação Acolher, de Mosqueiro, ganhou uma manhã de lazer na Praça da Matriz da ilha. A programação antecipou os festejou pelo Dia das Crianças, que irá transcorrer na terça-feira, 12, e foi realizada em parceria com a Agência Distrital. A turminha era só alegria com os presentes e as brincadeiras lúdicas da boneca falante “Emília”, personagem da obra “‘O Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato.
As donas de casa Mayara Modesto, mãe de Adrian, de 6 anos, e Neuza Maria Figueiredo, avó de duas crianças, elogiaram a iniciativa. “Criança gosta de brincar, correr e ganhar presentes, então, foi tudo maravilhoso”, disseram.
A Fundação Acolher funciona em Mosqueiro há muitos anos e desenvolve suas atividades em parceria com órgãos públicos. O presidente da entidade, Antônio Pedro Freitas, disse que a programação foi organizada com muito carinho, aproveitando o momento de avanço da vacinação contra a covid-19 e o retorno gradual de eventos públicos. A Fundação mantém estreita relação de trabalho e diálogo com a Agência Distrital que, para o evento desta quinta-feira, 7, liberou o espaço da praça e colaborou com a ação.
A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, disse que muitos outros eventos dessa natureza devem ocorrer futuramente. “Estou muito feliz por estar aqui e poder ter colaborado no que era de competência da Agência Distrital. As crianças são merecedoras do nosso cuidado e atenção por que representam o futuro. Sobre a Fundação Acolher, eu posso adiantar que o trabalho deles é impecável e exercido com muita competência e responsabilidade. Tenho muito orgulho em ser parceira nas ações que eles desenvolvem em prol da educação infantil”, destacou.
Brincadeiras – A professora Ivanilda da Silva Morais aproveitou as brincadeiras lúdicas para mostrar as peripécias da boneca falante “Emília”, personagem do Sítio do Picapau Amarelo. “Eu adoro a Emília e sempre que posso visto a fantasia que simboliza a personagem e apresento para as crianças que, em sua maioria, não conhecem a boneca porque não assistiram a série da televisão e ainda não tiveram contato com a obra de Monteiro Lobato”, explicou a professora.
Para as crianças resta sempre o olhar de surpresa e encanto com a magia da boneca. “É muito gratificante ver o quanto a Emília desperta a atenção das crianças. É um personagem imortal que eu amo fazer”, confessou. Outros personagens coloridos também animaram a programação, que ganhou ainda reforço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) com vacinação contra gripe.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								