A Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer ( Sejel), esteve presente no lançamento da Copa Verde 2021. Este ano, o evento esportivo inicia na tarde desta quarta-feira, 13, e contará com a participação de 24 equipes do Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo.
O lançamento ocorreu na noite desta terça-feira, 12, em Belém. Estiveram presentes o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, o presidente da Federação Paraense de Futebol, Adelcio Torres, além dos presidentes de Remo, Paysandu, Castanhal e Tuna Luso.
Criada em 2014 como uma competição interestadual, ao longo do tempo a Copa Verde foi se firmando como uma incentivadora do meio-ambiente. Concursos educacionais, troca de garrafas pet por ingressos e troféus vivos foram algumas das iniciativas implementadas pela CBF durante o torneio.
"É com muita honra que represento o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, neste lançamento, uma competição que valoriza o futebol amazônico e a sustentabilidade. Ficamos muito felizes também em ter Belém como anfitrião desta festa", disse a secretária da Sejel, Carolina Quemel.
Regulamento – Nesta primeira fase do campeonato, 16 clubes se enfrentam em confrontos de ida e volta no mata-mata. Na fase seguinte, entram mais oito equipes, previamente classificadas. A partir daí, seguem em duelos eliminatórios até a decisão. A competição inicia hoje com seis dos oito jogos de ida da primeira fase.
O Pará será representado por três clubes no torneio: Castanhal, Paysandu e Remo. O primeiro a entrar em campo será o Castanhal, enfrentando o Fast Club, às 16 horas, no Amazonas. Remo e Paysandu só iniciam a disputa na segunda fase da competição.
Assim como nos anos anteriores, a Copa Verde 2021 vai destinar ao campeão o valor de R$ 150 mil, além de um carro 0km. Já o vice-campeão vai embolsar cerca de R$ 100 mil. O campeão da Copa Verde 2021 também garante vaga antecipada na terceira fase da Copa do Brasil 2022.
O Pará já levantou o troféu da competição em duas vezes, ambas com o Paysandu, que foi campeão em 2016 e 2018.
Participantes da Copa Verde 2021:
Acre – Galvez, Atlético-AC e Rio Branco-AC.
Amapá – Ypiranga-AP.
Amazonas – Penarol, Manaus e Fast Clube.
Distrito Federal – Gama e Brasiliense.
Espírito Santo – Rio Branco-VNI e Rio Branco-ES.
Mato Grosso – Nova Mutum, Cuiabá e Sinop.
Mato Grosso do Sul – Águia Negra e Aquidauanense.
Pará – Paysandu, Castanhal e Clube do Remo.
Rondônia – Porto Velho e Real Ariquemes.
Roraima – São Raimundo-RR.
Tocantins – Interporto.
Texto: Syanne Neno