A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro, é parceira do Governo do Estado no desenvolvimento do projeto Praia Limpa – Praia Linda, de incentivo à preservação ambiental, a partir da coleta seletiva do lixo reciclável.
A ação já apresenta sinais positivos nas praias da ilha. A medida está incentivando a criação de novas cooperativas de catadores de material reciclável na ilha e envolvendo o trabalho voluntariado de grupos ambientalistas e esportivos, além dos agentes do controle de endemias do distrito.
“O lixo que iria para nossos cursos d’água podem gerar dinheiro, renda e empregabilidade para nossas cooperativas, então pedimos a colaboração dos moradores e visitantes para que essa campanha seja permanente, deixando Mosqueiro sempre limpa e saudável”, disse Vanessa Egla, agente distrital de Mosqueiro.
Lançamento – A campanha iniciou neste sábado, 13, e se estende até segunda-feira, 15, feriado da Proclamação da República. As ações estão concentradas na área do caramanchão, na praia do Chapéu Virado, durante a manhã, tarde e noite. A programação ocorre na praça da Matriz, no bairro da Vila, com atrações culturais e recreativas.
Equipes de voluntários percorrem as praias do Chapéu Virado e do Farol abordando banhistas e barraqueiros na guerra contra a sujeira ambiental. As doações depositadas no “peixe” de arame (símbolo da campanha) valem brindes. A cada 15 embalagens de plásticos ou vidros, a pessoa leva um copo de lembrança para casa. A adesão à campanha tem sido positiva.
Os agentes de endemias também entraram na força-tarefa. Segundo a agente Renata Sousa da Cunha, a maior orientação junto aos comerciantes é quanto à separação correta do lixo incluindo o óleo, grande vilão do meio ambiente.
A comerciante Fátima Giesta, pioneira na área das barracas da praia do Farol, gostou da campanha e afirmou que tem o cuidado de separar o lixo e o óleo. “Gosto dessas iniciativas porque ajudam na limpeza da praia e atraem mais turistas para nosso comércio, por isso, já faço minha parte”.
É a segunda vez que o projeto Praia Limpa – Praia Linda visita Mosqueiro. Na primeira ocasião, a coordenadora do projeto, a engenheira sanitarista e ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Brenda Hachem, explicou que a campanha visa despertar nas pessoas o interesse e a necessidade de promoverem a coleta seletiva de lixo e não jogá-lo no meio ambiente.
Para ser uma ideia da sujeira que é depositada nas marés, ela comenta que nas praias de Salinópolis, onde foi aberto o projeto, foram recolhidos duzentos quilos de material plástico (garrafas e copos) e uma tonelada e meia de vidro que foram doados aos catadores e artesãos.
"Em Mosqueiro, ainda não se tem a conta do material recolhido, mas tudo é destinado aos catadores que se organizaram em cooperativas e estão lucrando com o lixo que seria lançado no meio ambiente", informa Brenda.
Para esta segunda força-tarefa, a Agência Distrital convidou novos voluntários, grupos esportivos e agentes de saúde. As duas cooperativas de catadores de recicláveis estão nas praias.
“Estamos muito felizes, porque esse lixo reciclável rende dinheiro pra nós, que somos mães de família, e aos jovens, que precisam de dinheiro pra estudar. Nossa Mosqueiro merece ser mantida limpa para o turismo voltar”, ressaltou Jacineide Trindade, presidente da Cooperilhas. “Nossa cooperativa ainda está nascendo com apoio da Agência Distrital”, completou.
Endemias – O Departamento de Controle de Endemias do Distrito de Mosqueiro, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), também está presente da campanha do feriadão da República.
O diretor Raimundo Jorge destacou a importância do trabalho pela aproximação do período chuvoso, quando faz-se necessário redobrar os cuidados com o meio ambiente, limpeza de quintais e depósitos de água acumulada em pneus e vasos de plantas, locais preferidos da proliferação dos vetores de doenças como dengue, malária e chikungunya.
Em Mosqueiro, mais de 30 agentes trabalham diariamente nas visitas das casas fazendo o trabalho preventivo e de orientações. “Já estamos reforçando nosso trabalho, mas os moradores e visitantes precisam colaborar separando o lixo e só descartando o que é orgânico, o reciclável pode ser doado às cooperativas”, explicou Raimundo Jorge.
Ele faz também um apelo à população. "Em Mosqueiro, sobretudo, a população flutuante, formada pelos proprietários de casas que vêm aos finais de semana, férias e feriados, ainda é muito forte a cultura de jogar lixo na rua de qualquer jeito. Então, vamos combater esse hábito pela saúde de todos”.
Parcerias – A campanha Praia Limpa, Praia Linda vem sendo desenvolvida com união de forças. Nesta versão, a coordenação envolve os assessores Gleissy Castro, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Georgenor Kalife, diretor de Turismo e Eventos da Agência Distrital; Dayane Beatriz, gerente de Turismo Cultural, e Ary Santos, gerente de Natureza e Turismo, ambos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). “Além da questão ambiental, Mosqueiro também será contemplada com edital de incentivo a eventos no primeiro semestre de 2022”, adiantou Dayane Beatriz.
A campanha ainda reuniu representantes do voluntariado de Mosqueiro como as cooperativas de material reciclável (Cooperilhas e Cooperemos), projetos Amigos do Esporte, projeto Ilhas de Marés, projeto Sucata Preserve a Natureza e conselheiros do Programa Tá Selado. As ações da campanha seguem neste domingo, 14, e segunda-feira, 15.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								