Prefeitura e Unicef promovem encontro para estimular protagonismo juvenil

Para despertar e desenvolver o protagonismo e fortalecer a atuação dos jovens na promoção de políticas públicas para a capital paraense, a Prefeitura de Belém, através do Fórum Permanente de Participação Social Tá Selado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promoveram a oficina: Desenvolvimento de Competências e Habilidades para os 23 adolescentes conselheiros da setorial Crianças e Adolescentes do do fórum.

Na oficina realizada nesta quinta-feira, 18, no Solar da Beira, no complexo Ver-o-Peso, os jovens puderam conhecer de forma dinâmica como mobilizar a juventude dos distritos administrativos de Belém para conhecer os problemas do território em que vivem.

Políticas públicas para juventude

O vice-Prefeito de Belém, Edilson Moura, conversou com os jovens sobre a relevância do papel deles na construção de uma sociedade a partir da perspectiva juvenil.

“O nosso governo dialoga com todos os setores da sociedade. Mas, para nós é importante desenvolver políticas públicas para vocês. É importante que vocês digam quais são as suas prioridades, o que vocês esperam do governo municipal", afirmou Moura.

Ele enfatizou aos jovens conselheiros, que para a gestão municipal a juventude é prioridade. "Não podemos falar que vocês são prioridades e dizer quais políticas vamos fazer para a juventude. É a juventude que tem que nos dizer quais políticas elas esperam que sejam realizadas pelo município”, complementou Edilson Moura.

Estímulo ao protagonismo

Através de várias dinâmicas, a oficina estimulou os jovens a serem protagonistas e prepará-los para participar dos fóruns nos bairros para debater com outros jovens a realidade local, a fim de que proponham políticas públicas que possam melhorar o acesso à qualidade de vida.

O conselheiro e estudante do 2° ano de ensino médio, Victor Hugo de Oliveira, 17 anos, acha que o encontro foi importante para conhecer e entender o papel dos jovens na gestão da cidade. "Foi de extrema importância essa reunião do Tá Selado, que a prefeitura proporcionou para os conselheiros da juventude. Para nós, isso é uma certeza que as nossas demandas vão ser atendidas".

O estudante reside no bairro do Bengui e apontou as principais demandas para os jovens locais. "Nossas propostas são para criar mais espaços públicos para juventude, bibliotecas e praças com Wi-Fi gratuito. Para o meu bairro Bengui temos que pensar projetos para o saneamento, saúde e segurança pública. Vemos que através do Tá Selado há oportunidade para mudarmos o nosso bairro", destacou.

Texto: Joyce Assunção

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar