"Na COP-26, Belém se firmou como a capital multicultural de toda a Pan-Amazônia e isto possui um valor imaterial que não tem preço”. A afirmação é do titular da Coordenadoria Municipal de Relações Internacionais (Corint), Luiz Arnaldo Campos, que participou da 26ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP-26, realizada em Glasgow, na Escócia, representando a Prefeitura de Belém.
Luiz Arnaldo Campos diz, ainda, que Belém ganhou espaço junto a diversas instituições multilaterais para a apresentação de projetos de investimentos relacionados ao clima e ao meio ambiente. Para ele, o balanço da participação de Belém na Conferência é extremamente positivo. Os resultados colhidos pelo município, na sua participação no evento internacional, são de curto e médio prazos.
"De imediato temos a amplificação do X Fórum Social Pan-Amazônico, que fará de Belém, nas próximas férias de verão, um centro de atenções mundiais, aquecendo o turismo, o comércio e os negócios”, diz o coordenador da Corint. O X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) está agendado para ocorrer na capital paraense, de 28 a 31 de julho de 2022.
Luiz Arnaldo Campos complementa que Belém encerra a atuação na COP-26 como um ponto focal de toda a Amazônia. Isto favorece com que a cidade possa ser escolhida como sede de eventos de áreas distintas.
Ao mesmo tempo, segundo ele, a capital paraense se qualificou junto a outras prefeituras e redes especializadas em gestão ambiental, para intercâmbios e trocas de experiências, que vão refletir na melhoria da qualidade de vida da população.
A "COP da Amazônia" – Diversos líderes da região amazônica, inclusive indígenas, tiveram momentos de fala e contribuições importantes no encontro mundial. O titular da Corint destaca que, quando se trata de discutir questões relacionadas ao clima, é impossível deixar a Amazônia e as pessoas que nela vivem de fora dos debates. "Belém, como cidade amazônida, não ficou de fora das discussões promovidas".
Belém na COP-26 – A Coordenadoria de Relações Internacionais de Belém participou da mesa-redonda sobre as cidades e seus projetos para resistir às mudanças climáticas, programação do Brazil Hub Connection, espaço criado dentro do evento pela sociedade civil brasileira. O governador do Pará, Helder Barbalho, também esteve presente nessa programação.
A Prefeitura de Belém participou, ainda, de atividades da programação oficial e de outras articuladas pela sociedade civil. Luiz Arnaldo Campos foi um dos convidados da Assembleia Mundial pela Amazônia e Mudanças Climáticas, onde foi lida, virtualmente, pela ouvidora geral da Prefeitura de Belém, Marcia Kambeba, a carta do Encontro de Saberes Amazônia e Mudanças, evento realizado dias antes na capital paraense.
A Prefeitura integrou também a mesa Campanha das Cidades Resilientes às Mudanças Climáticas, onde as experiências de Belém; da cidade de Valdívia, no Chile; e do governo do Estado de São Paulo, na área de proteção e desenvolvimento ambiental, foram apresentadas.
Além disso, Campos participou, como convidado, do encontro Para Deter a Mudança do Clima é Preciso Salvar a Amazônia, organizado pela Amazon’s Watch, influente rede norte-americana, que realizou um balanço da COP e seus resultados, particularmente para os países e povos amazônicos.
A Conferência – Aberta oficialmente no dia 31 de outubro, a 26ª Conferência do Clima da ONU se encerrou no dia 13 de novembro. O encontro é um dos maiores eventos do mundo para debater as pautas climáticas e de meio ambiente, e reuniu representantes dos 196 países signatários do Acordo de Paris. Durante 14 dias, foram debatidas diversas questões, entre elas ações de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, emissão de gases que provocam efeito estufa e aquecimento global.
Texto: Fabricio Lopes