O distrito de Mosqueiro oferta vagas para o curso de manipulador de alimentos e vestibular do Programa Forma Pará, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Belém. As inscrições estão abertas para ambos os programas, que visam à qualificação profissional de moradores da ilha e região adjacente.
Para o curso de manipulador basta apresentar identidade e número de contato diretamente na sede da Agência Distrital, no horário das 8h às 14h, no Setor de Fiscalização e Ordenamento.
Já para o Programa Forma, as inscrições ficam abertas até o dia 18 deste mês, pelo portal da Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa (Fadesp), órgão realizador das provas. São 50 vagas ofertadas ao curso de tecnólogo em Gastronomia, da Universidade do Estado do Pará (UFPA), exclusivamente para Mosqueiro.
As provas do vestibular do Programa Forma Pará serão realizadas dia 5 de dezembro. Podem se inscrever qualquer candidato (a) que já tenha concluído do ensino médio.
O Programa Forma Pará é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Agência Distrital de Mosqueiro (Admos). O Programa mantém convênios com a UFPA, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Em Mosqueiro, o Programa Forma Pará já mantém turmas de Bacharelado em Turismo, de Licenciatura em História e da Ciência da Computação. O curso de Tecnólogo em Gastronomia será realizado em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), que será a caçula da turma das instituições públicas de ensino superior a ofertar vagas para o distrito.
Boas-vindas – Na manhã desta quinta-feira, 18, ocorreu no auditório da Escola Honorato Filgueiras, em Mosqueiro, a aula inaugural do curso de Licenciatura em Ciências da Computação, da Ufra. A solenidade reuniu alunos, professores e convidados especiais como a secretária municipal de Administração, Jurandir dos Santos Novaes.
A professora Edilza Fontes, secretária-adjunta da Sectet e gestora do Programa Forma Pará, deu boas-vindas aos estudantes e destacou que o governo já ofertou, por meio do Programa Forma Pará, os cursos de História e Turismo, na chamada 2019, e o de Licenciatura da Computação, que fez parte da chamada 2020.
“Esses cursos, inclusive, o de Gastronomia que faz parte da chamada 2021 e todos os demais ofertados pelo Programa Forma Pará não são oferecidos à população do município de forma indiscriminada, eles atendem à necessidade do lugar e da região onde será realizado. Mosqueiro é um lugar com uma história rica e de potenciais turísticos imensuráveis. Qualificando a população local com a oferta de cursos superiores podemos ajudar essas pessoas a melhorarem suas vidas, de suas famílias e contribuírem para o desenvolvimento do município e da região. Para 2022, já temos prevista também a oferta do curso de enfermagem”, garantiu a professora Edilza Fontes, durante a solenidade em Mosqueiro.
Para a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, o momento é de gratidão pela oferta das vagas ao ensino superior. A Agência estimulou a participação dos estudantes e visitou todas as escolas de ensino médio para divulgar a agenda do curso e a realização do vestibular. A escolha pelos cursos de Gastronomia e de Enfermagem atende à demanda da população.
“Assim que confirmamos a parceria, recebemos em Mosqueiro a comissão da Uepa, da Sectet e da Semad e, juntos, visitamos os locais onde serão ministradas as aulas, as escolas, conversamos com os alunos e mobilizamos a rede de cursinho pré-vestibular que atende os alunos sem condições financeiras de bancar os estudos. Então, chegou a hora de realizar esse sonho tão bonito que é de cursar o ensino superior. Mosqueiro só tem a agradecer ao Governo do Estado e à Prefeitura de Belém pela parceria”, disse.
Prova – As inscrições para o vestibular do Programa Forma Pará vão até a meia-noite desta quinta-feira, 18, no portal da Fadesp. A prova será realizada dia 5 de dezembro. Já as inscrições para as turmas de manipulação de alimentos seguem até o preenchimento total de 120 vagas.
Os cursos serão realizados nos dias 24 e 26 deste mês, na sede da Agência Distrital de Mosqueiro. O curso de manipulador é fundamental para quem exerce a função em cozinhas e hotéis da ilha e será ministrado por agentes da Vigilância Sanitária Municipal.
Texto: Selma Amaral