Prefeitura de Belém promove educação antirracista e de respeito nas escolas

Com o objetivo de promover uma educação antirracista e uma cultura de respeito entre os gêneros nas unidades educacionais, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Municipal da Mulher (Combel), realiza a ação Combel na Escola.

A programação será na manhã desta segunda feira, 22, das 8h às 11h, na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Alzira Pernambuco, localizada no bairro do Marco.

A ação contará com diversas atividades, entre elas um filme, seguido de debate, e as oficinas de jornal humano, jogo quilombox e desenho criativo, explica a coordenadora da Combel, Lívia Noronha.

Educação e cidadania

"Serão atividades voltadas para as três últimas turmas do ensino fundamental II. E a nossa intenção é que os estudantes, ao passarem depois para o ensino médio e no tempo que estarão no ensino fundamental, consigam criar um ambiente saudável entre eles, sem criar violência. A programação vai funcionar com o cine debate, que será o disparador do debate sobre racismo e sexismo. As crianças também poderão escolher entre as três oficinas", explica Lívia.

A atividade na Escola Alzira Pernambuco faz parte da programação do Novembro da Consciência Negra, da Prefeitura de Belém, e será realizada em parceria com a Universidade Popular (Unipop), instituição de cidadania ativa, que é voltada para a educação popular.

"A importância de realizar essa programação em parceria com a Unipop é que ela nos proporciona fazer um diálogo entre educação formal e educação popular. E traz para dentro da unidade o aprendizado da educação popular que se dá pela vivência dos próprios alunos", explica Lívia Noronha.

O programa Combel nas Escolas faz parte do eixo É das Manas Educação, que integra o Programa Municipal de Atenção Integral à Mulher.

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar