Dirigentes da Combel e Banco do Povo recebem menção Honrosa da Câmara Municipal

A titular da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Belém (Combel), Lívia Noronha, e a coordenadora-geral do Banco do Povo de Belém, Georgina Galvão, receberam certificados de Menção Honrosa durante sessão especial da Câmara Municipal de Belém alusiva ao Dia do Empreendedorismo Feminino, nesta sexta-feira, 19.
O evento foi presidido pelo vereador Augusto Santos, que foi proponente da sessão e autor da Lei nº 9.691, de 28 de julho deste ano, que instituiu em Belém o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino para ser comemorado neste dia 19 de novembro.
Resistência para sobreviver

Lívia Noronha representou a Prefeitura de Belém no evento e destacou que o mercado de trabalho "desfavorece as mulheres", especialmente as que são mães, independente do currículo, da experiência ou da juventude, afetando mais diretamente as mulheres negras e de baixa renda, o que acaba levando grande delas a investir no empreendedorismo. "Empreender não é fácil. É movimento de resistência", ressaltou.

A coordenadora da Mulher relacionou a necessidade de trabalho sobretudo no cenário de violência que afeta muitas mulheres. "Muitas mulheres agredidas pelos companheiros dependem economicamente deles, inclusive, para criar os filhos. É muito importante criar políticas de trabalho e de atendimento psicológico para que elas possam se empoderar, sair do ciclo de violência para criar os filhos e viver com dignidade".
Recentemente, a Prefeitura de Belém, por meio da Combel, lançou o programa "S.O.S Manas", que está cadastrando estabelecimentos comerciais para se tornarem pontos de recebimento de denúncia e acolhimento a mulheres vítimas de violência.
Apoio ao empreendedorismo feminino
Georgina Galvão destacou que uma das políticas da prefeitura para apoiar o empreendedorismo feminino em Belém é o programa "Donas de Si", que já capacitou 119 mulheres nos bairros do Bengui, Tapanã e Jurunas com cursos de panificação e de processamento de frutas e produção de doces. Entre as mulheres contempladas, estão beneficiárias do Bora Belém e do auxílio aluguel. Com esse aprendizado, elas podem produzir imediatamente para adquirir renda, de forma individual ou coletiva.
Após o curso, o apoio ao empreendedorismo continua com a incubação do pequeno negócio em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e outras iniciativas. "Mudamos de endereço e, agora, estamos em fase de preparação do sistema, capacitação de pessoal e tomada de decisões administrativas para que o município volte a oferecer o microcrédito para apoiar os pequenos empreendimentos até o final do ano", informou a coordenadora do BPB.
O vereador Augusto Santos, que concedeu a Menção Honrosa em reconhecimento ao trabalho realizado pelas titulares da Combel e do Banco do Povo, disse que o objetivo de instituir o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino foi reconhecer e fortalecer a determinação das mulheres empreendedoras de Belém, pois reconhece que elas enfrentam "desigualdades" ao tentar abrir um negócio.
Além das representantes da prefeitura, também participaram da mesa da sessão especial o deputado estadual Fábio Freitas; o vereador Juá; a gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae no Pará, Leda Magno; Suely Margalho, do Conselho da Mulher Empresária; Érika Oliveira, presidente da Associação de Jovens Empresários do Pará; a presidente do Sindicato de Representantes Comerciais do Pará (Sirecom), Rita Oliveira; a promotora de justiça, Cristina Colares; e a administradora Deyse Farias.

Texto: Enize Vidigal

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar