Parte do surf brasileiro está em Mosqueiro. O Campeonato Brasileiro de Surf em Água Doce abriu na manhã desta sexta-feira, 19, com seletivas na praia do Marahú. A competição tem 94 inscritos que disputam em três categorias: Open, Master, local e expression session (manobras radicais).
O paraense do município de Salinópolis, Nayson Costa, 23, é o dono do título do ano passado e um dos favoritos do certame.
Costa também é o sexto melhor surfista brasileiro da atualidade e acabou de se classificar para o campeonato brasileiro profissional, que será realizado na Bahia, em dezembro.
O Campeonato Brasileiro de Surf em Água Doce retoma as agendas de grandes eventos esportivos em Mosqueiro, considerando as belezas naturais, gastronomia e praias.
Transmissão em tvs mundiais e internet
Segundo o presidente da Federação Paraense de Surf, Noélio Sobrinho, o campeonato está sendo exibido para vários canais de televisão e conteúdo do universo do surf na internet.
“É o surf dando sua contribuição mostrando as belezas de Mosqueiro e proporcionando aos atletas as condições de disputar e melhorar no ranking”, informa.
A organização do evento espera que a população de Mosqueiro, banhistas e turistas prestigiem o evento, que vai até domingo, 21, com exibição de surf noturno na praia do Farol.
No primeiro dia de competição, as seletivas foram para categoria local, classificando três nomes: Márcio Correia, Luciano André e Fabrício Manduca. O trio vai disputar a final no domingo, pela manhã.
Já o veterano Sandro Buguelo, que disputa na categoria master, o momento ainda é de treinar. “Eu gosto muito de Mosqueiro, mas aqui as ondas são diferentes e pesadas. Eu espero me classificar e levar mais um troféu pra Salinópolis, onde eu moro com a família”, afirma.
A jovem Ana Kelly, vice-campeã paraense de surf, também aproveitou o dia para treinar. “Não temos mulheres na competição, mas eu quero ficar bem quando chegar o nosso campeonato”, disse.
Surfistas de todo país
O atual campeão do surf em água doce, Nayson Costa, quer levar o bicampeonato. “Eu tô treinando forte, acabei de me classificar pro brasileiro que será na Bahia e aqui em Mosqueiro será tudo de bom”, acredita o atleta, que é sexto lugar no ranking brasileiro de surf profissional.
As seletivas do campeonato seguem neste sábado, 20, a partir das 8h, na praia do Marahú, e à noite na praia do Farol. O evento é aberto ao público e ainda oferece clínica gratuita de surf, além de realizar campanha ambiental nas praias.
Outros nomes da competição são Amauri Oliveira, do Maranhão, Luciano Cavalcante e Isaias Silva, do Ceará, e Junior Rocha, do Rio Grande do Norte.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								