O distrito de Mosqueiro vai promover nesta sexta, 20, Dia da Consciência Negra, uma vasta programação cultural, de exposição de indumentária de religiões de matrizes africanas, além de exibição do filme Besouro, do diretor João Daniel Tikhomiroff e que conta a vida do reconhecido capoeirista Manuel Henrique Pereira.
A programação será aberta às 9h, na Praça da Matriz, no bairro da Vila, e segue no Centro Cultural Solar das Artes. À tarde, por volta das 16h, ocorre a 4ª Caminhada da Resistência da Ilha de Mosqueiro, do povo de terreiro, que irá homenagear duas sacerdotisas da Nação Umbanda de Mosqueiro, com mais de trinta anos de atuação na ilha.
O cortejo se encerrará na praia do Chapéu Virado com ato cultural tambor da resistência. A programação tem apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos).
Segundo o Pai Robson de Oxun, organizador da caminhada do povo de terreiro, a expectativa é reunir dezenas de representantes das 40 casas de umbanda de Mosqueiro e prestar homenagens para as duas sacerdotisas: Mãe Nenê e Mãe Heloísa, ambas com mais de quarenta anos de caridade e amor ao culto dos ancestrais do “povo preto” na ilha de Mosqueiro.
“Queremos também pedir respeito, tolerância à nossa religião, que não é marcada por adesões, mas sim pelo merecimento – somos escolhidos”, destaca o sacerdote de Oxun. “O Dia da Consciência Negra é também de combate ao racismo”, completa.
A caminhada terá duração de duas horas. Saindo do Campo do Independência Esporte Clube, passando pela avenida 16 de Novembro até o caramanchão do Chapéu Virado, onde será realizada a cerimônia do tambor da resistência, com homenagens aos santos pretos.
Além das casas de umbanda de Mosqueiro, a caminhada vai reunir, como convidados especiais, o Movimento Homens de Axé e Atitude Afro Pará, além da agente distrital Vanessa Egla e a vereadora Bia Caminha, e representantes oficiais da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público do Estado do Pará, Conselho Tutelar, entre outras autoridades da ilha.
Confira a programação:
>> 9h – Praça da Matriz – Vila
Apresentação cultural com participação de estudantes da rede municipal de ensino – desfile da beleza negra e jogos de capoeira;
>> 10h – Solar das Artes
Abertura da exposição de indumentárias de religiões de matriz africana;
Exibição de Filme – Besouro
>> 16h – 4ª Caminhada da Resistência da Ilha do Mosqueiro (Povo de Terreiro) – homenageando duas sacerdotisas da Nação Umbanda com Participações do Movimento Homens de Axé e Atitude Afro Pará.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								