O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, participou solenidade de inauguração do Consulado Honorário do Líbano em Belém, localizado na travessa Magno de Araújo, no bairro do Telégrafo. O lugar é o primeiro consulado destinado para o atendimento à comunidade Libanesa na Região Norte. A emissão de passaportes e a aproximação de intercâmbio cultural são alguns dos serviços oferecidos aos libaneses e descentes que vivem no Pará.
Durante o evento, realizado na noite desta quinta-feira, 18, o vice-prefeito, Edilson Moura, ressaltou a importância de Belém ser a escolhida para sediar o primeiro consulado libanês na região.
"Belém é uma cidade onde o povo libanês faz parte da nossa história. É um povo hospitaleiro, alegre e rico culturalmente e que incorporou a identidade amazônica. Além da importância cultural, fazem parte também das atividades econômicas da capital, com o comércio".
Durante a cerimônia, o prefeito Edmilson Rodrigues foi homenageado com o Brasão Consular, pela parceria com a comunidade libanesa em Belém. O cônsul honorário do Líbano na capital paraense, Makran Douraid Said, destacou o trabalho realizado pela comunidade em Belém.
"A nossa comunidade é uma das maiores do Pará, fluente na indústria e no comércio, ajudando na economia do estado, principalmente aqui da capital", enfatizou o cônsul do Líbano.
A embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, veio a Belém especialmente para a inauguração do Consulado. Ela destacou a presença da comunidade no Estado. "Muito orgulho de estar inaugurando esse consulado em Belém, porque a presença dos libaneses no Pará é importante em diversas áreas".
Localizado no Oriente Médio, em uma região entre os continentes asiático e europeu, o Líbano possui um território com mais de 10 mil quilômetros quadrados, com o litoral banhado pelo Mar Mediterrâneo.
Segundo dados de 2017, levantados pela embaixada Libanesa no Brasil, mais de 12 milhões de libaneses e descentes residem no Brasil.
Texto: Victor Miranda