Prefeitura instala Comitês de Humanização nos serviços de atenção à saúde

Na semana que se celebra o Dia Nacional de Humanização, comemorado no último dia 29, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), destaca a estruturação e atividade de dez grupos de trabalho ou Comitês de Humanização nos serviços da rede municipal de atenção à saúde.

Só neste ano, foram implantados Comitês de Humanização no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Hospital Pronto Socorro Municipal “Mário Pinotti”, no Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei, no Hospital Dom Vicente Zico e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da Sacramenta, Terra Firme e Icoaraci.

Na atenção primária foram estruturados grupos de trabalho de humanização na Unidade Municipal de Saúde do Carananduba, em Mosqueiro, e na da Vila da Barca em Belém, além do serviço especializado Casa do Idoso.

Os comitês instalados nestes serviços fomentam, por meio de trocas solidárias, a sensibilização de atitudes humanizadoras nos trabalhadores da saúde para que se reflita em um melhor atendimento e acolhimento de quem busca o serviço de saúde na rede do município.

A coordenadora de Humanização da Sesma, Karen Tavares, explica que os GTs e Comitês de Humanização fortalecem a política de humanização dentro de cada serviço.

“A estratégia é que cada serviço da rede de urgência e emergência da atenção primária e da atenção especializada estruture o seu GTH ou Comitê de Humanização, para melhorar a humanização dos serviços”. Segundo ela, em cada comitê foram nomeadas referências técnicas em humanização.

Portaria – O secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, assinou a Portaria n°. 1.499/2021, que oficializa os Comitês e GTs de Humanização dos serviços.

“A portaria possibilita que estes comitês ganhem força e reconhecimento da importância da sua atuação e espaço nos processos de trabalho e também como ferramenta de gestão participativa, pois vão impactar na qualidade da assistência”, destaca o secretário de Saúde.

O GT ou Comitê de Humanização é um dispositivo da Política Nacional de Humanização (PNH), um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que auxilia na difusão e implantação dos princípios e diretrizes do HumanizaSUS nos serviços de saúde.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar