Prefeitura anuncia retomada das obras do Residencial Neuton Miranda no Telégrafo

Depois de sete anos de paralisação de obra e risco de perda de recursos, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), concluiu as tratativas e conseguiu a aprovação da Caixa Econômica Federal para retomar o projeto de construção de 168 unidades habitacionais do Residencial Neuton Miranda, na avenida Arthur Bernardes, no bairro do Telégrafo.

Assinatura – Nesta terça-feira, 7, o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, assinou a ordem de serviço que autoriza a construtora responsável a voltar ao trabalho, ainda neste mês de dezembro.

A assinatura contou com a presença de representantes da comunidade beneficiária, que reivindicavam as moradias e melhorias na infraestrutura da área há anos.

"Pra falar a verdade, já tínhamos perdido a esperança, depois de tanto tempo de abandono. Lá tá horrível. Agora, a gente tá acreditando de novo, que vai sair essa obra", comemorou a dona de casa Dalva Tavares, moradora da área há 16 anos.

Projeto destravado

O contrato para a construção do Residencial Neuton Miranda foi assinado em 2011 e as obras iniciadas em 2014. Mas problemas identificados no projeto de engenharia resultaram na paralisação dos serviços e abandono da obra. Desde então, nenhuma solução técnica foi apresentada.

Risco – Passados dez anos da assinatura do contrato e a falta de definições e avanços da obra, orçada, inicialmente, em cerca de R$ 15 milhões, o Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pelos recursos, anunciou a suspensão do projeto e a obrigatoriedade de devolução dos investimentos realizados.

Compromisso – Para evitar a perda do projeto de moradia para a população, o prefeito Edmilson Rodrigues se comprometeu a corrigir as falhas e a aplicar recursos do próprio município para a garantir a construção das unidades habitacionais.

"Resgatar esse projeto é um motivo de muita felicidade pra todos da nossa comunidade. Quero agradecer ao prefeito Edmilson, por ter assumido esse compromisso", afirma o presidente da Associação dos Moradores da Nova Arthur Bernardes, Márcio Souza, que compareceu à sede da Sehab para acompanhar a assinatura da ordem de serviço para retomada das obras.

Pelo acordo firmado entre a Prefeitura de Belém e o Ministério do Desenvolvimento Regional, ficou estabelecido que a obra deve iniciar ainda neste ano de 2021. Para isso, a equipe técnica de engenharia realizou um mutirão para correção e ajustes no projeto de engenharia e orçamento.

"Nós, da gestão municipal, fizemos todos os esforços para as famílias não perderem esse projeto. O prefeito Edmilson Rodrigues determinou prioridade nas obras de habitação e conseguimos, com muita negociação, salvar esses recursos", destacou o secretário Rodrigo Moraes.

Próximos passos – Devido ao tempo de paralisação, equipes da Prefeitura de Belém vão realizar, primeiramente, serviços de limpeza do terreno, retirada de vegetação e roçagem, para montar o canteiro e iniciar os trabalhos.

Texto: Tania Menezes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar