A realização do vestibular do Forma Pará, que tem a parceria da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), e é oferecido pelo Programa Forma Pará, do Governo do Estado, nos distritos de Icoaraci e Mosqueiro, transcorreu em clima de tranquilidade, neste domingo, 5.
Os candidatos tiveram quatro horas para responder 35 questões com respostas de múltipla escolha e a dissertação. A crise climática mundial foi o tema da redação.
No distrito de Mosqueiro, o certame realizado neste domingo, 5, foi para o curso de tecnólogo de Gastronomia, tendo como local de prova a escola Anna Barreau Minineia, no bairro de Ariramba. O certame recebeu 150 inscrições e registrou 96 presenças e 36 faltosos.
A candidata Sthepany Necy, 20, moradora da Vila, foi a primeira a deixar o local das provas com bastante otimismo. “Estudei muito esse ano para o Enem, então, não encontrei muitas dificuldades e espero ser aprovada”, disse a jovem, que já atua na área de Gastronomia e deseja se aperfeiçoar para dar continuidades aos negócios da família.
Outra candidata que sonha com a vaga é Maria Aparecida Coimbra. Ela já trabalha há 20 anos como cozinheira e quer se aperfeiçoar para montar seu próprio negócio.
“Quero agradecer à Prefeitura de Belém e Admos que trouxeram pra nós até um cursinho preparatório. Isso me ajudou muito nas disciplinas de história, física e redação”, ressaltou.
Em Icoaraci, o vestibular foi para os cursos de Gestão Ambiental, com 127 inscritos para 50 vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Além de Sistema de Informação, que teve 131 inscritos disputando uma das 50 vagas oferecidas pela Universidade Rural da Amazônia (Ufra).
O exame neste domingo foi realizado na Escola Liceu do Paracurí, onde foram registrados 71 candidatos presentes para os testes, como Maira Eliane, de 21 anos. “É uma prova de vestibular e está bastante concorrida. Muitos jovens, assim como eu, tentam entrar na faculdade, porque hoje uma graduação oferece um emprego melhor e a gente tem mais chance de entrar em um concurso público”, disse.
Banca – O vestibular foi elaborado e aplicado pela Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), que deverá divulgar gabarito do exame ainda esta semana e o resultado final dentro de 30 dias, no site da Fadesp.
O Forma Pará começou em 2019 como ação de Governo, sendo oficializado pela Lei 9.324/2021 como programa, com orçamento próprio para garantir sua continuidade, visando reduzir o déficit de acesso ao ensino superior.
A cooperação com a Prefeitura de Belém iniciou há seis meses, por meio da Semad, para ofertar cursos de graduação e tecnológicos.
A secretária Jurandir Novaes, titular da Semad, destaca o marco histórico da implantação do curso de Gastronomia. "Ele se soma ao de Turismo de Mosqueiro, elevando a qualificação profissional de moradores e famílias que já experimentam o potencial turístico, da economia solidária e da criatividade da cozinha da ilha, a maior da região insular de Belém".
Além do curso teórico, Mosqueiro ainda terá a Escola de Gastronomia e Outras Práticas como desdobramento do lado acadêmico das aulas. “O projeto de escola já está pronto, orçado e vai funcionar no espaço do antigo Praia Bar, no centro de Mosqueiro”, adiantou a secretária, durante visita ao local da prova, em Mosqueiro.
Para a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, colaborar com a qualificação profissional dos moradores do distrito é ato histórico. Segundo ela, o processo reúne o trabalho de muitas mãos e não deve parar na oferta de cursos de graduação, mas também tecnológicos que visam a melhoria da qualidade da educação como um todo.
A agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva, destacou que a importância do Forma Pará nos diversos distritos se dá porque “possibilita a capacidade de expandir a oferta das vagas dos cursos de graduação, licenciatura e tecnológicos no distritos, parceria importantíssima para que a gente consiga viabilizar o acesso ao ensino superior".
A prova durou quatro horas. Os portões abriram às 8h e fecharam às 12h. O envelope com as provas foi lacrado na presença de fiscais e da coordenação da Fadesp.
A Guarda Municipal de Belém (GMB), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e outros órgãos municipais deram apoio à realização do certame.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								