“É uma escola que meu filho gosta muito. Com a reforma a estrutura com certeza vai melhorar muito. Ele sente falta do espaço e dos coleguinhas", disse a pedagoga Iza Madero, 33, sobre andamento das obras de reforma da Escola Municipal Prof°Amância Pantoja, localizada no bairro de Fátima. Ela conta que o filho Paulo Madero, 8, estudante do 2° ano do ensino fundamental, está ansioso para conhecer a escola revitalizada.
A obra na Escola Municipal Professora Amância Pantoja se encontra na fase de acabamento, com serviços de pintura geral e limpeza dos telhados.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado da secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, esteve no local na manhã desta sexta-feira, 10, verificando as obras da reforma que vai beneficiar 352 alunos.
"O Governo da Nossa Gente comprometido com Belém está se transformando na cidade alfabetizada e leitora que sonhamos. Fico feliz de visitar a obra na função de prefeito e observar alguns detalhes, para em breve inaugurarmos uma das 77 escolas que estão em reforma em Belém", declarou o prefeito.
Para a execução das obras de reforma na Escola Municipal Professora Amância Pantoja, iniciadas em maio de 2021 e com previsão de entrega nas comemorações do aniversário de Belém em 2022, a Prefeitura de Belém investiu R$ 490 mil.
São obras estruturais que incluem pintura geral, limpeza, calçamento, reparo do telhado, revestimento do piso, pintura da quadra, colocação da placa com o nome da escola e da bancada de granito na cozinha. Além da reforma do banheiro com adequação à idade dos estudantes. A última reforma realizada no espaço foi em 1992.
"A reforma das escolas é fundamental. Estamos reformando 77 unidades educativas. E essa aqui, escola Amância Pantoja, no bairro de Fátima, é a única escola pública da região. Estamos a recuperando completamente, mantendo o seu projeto arquitetônico original, mas também inovando com a construção de um espaço novo para as coordenações pedagógicas", destacou a titular da Semec, Márcia Bittencourt.
Escola – A unidade escolar, inaugurada em 15 de março de 1981, homenageia a professora Amância Pantoja de Oliveira Burralho. Nascida no século XIX, a educadora passou por diversas escolas, entre elas as escolas Benjamim Constant e Floriano Peixoto, como professora e diretora. Na época, foi destaque na cidade por articular ações em prol da educação.
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								